O surf ganha forma de arte, música, cinema, moda e negócios em São Paulo. Entre os dias 9 e 12 de julho, a Bienal, localizada no Parque do Ibirapuera, será palco do Festival Alma Surf 2008, o maior evento de cultura surf do País. Sob o tema Ação, a 5.ª edição do festival espera receber 20 mil pessoas.
Durante os quatro dias de evento, o público poderá conferir o maior acervo da cultura praiana nacional e internacional, representada por alguns dos principais nomes do setor, como os cineastas, Dana Brown, Rich Wilson, Robert Trail e Jeremy Gosh. Os artistas plásticos Sandow Birk e Cláudia Simões, e os fotógrafos Steve Sherman e Alberto Sodré (o Cação) também estarão presentes no evento. Este ano, o segmento musical do festival contará com a presença de grandes nomes, como Henry Kapono, Guru JazzMatazz, Todd Hannigan e The Hey Ho?s, que realiza uma apresentação cover da banda Ramones.
A novidade para 2008 será o Salão do Surf, uma ação institucional que reunirá um seleto grupo de marcas e empresas com ampla legitimidade e compromisso com o surf brasileiro para apresentar as últimas tendências em moda e estilo do beach culture. O espaço, reservado para 10 mil convidados, entre surfistas, lojistas e calçadistas, contará com lounges, nos quais cada marca irá expor os lançamentos e as novidades no setor. Além disso, será apresentada uma pesquisa inédita sobre o cenário econômico do surf no Brasil e o crescimento do mercado nos últimos anos. A pesquisa será exibida dentro de uma agenda internacional de palestras e workshops, como a de Roberto Vámos sobre a Surfrider Foundation.
Outro diferencial do festival para esse ano será a Árvore Genealógica dos Shapers no Brasil, uma exposição da história da criação da prancha de surf, com réplicas criadas há mais de 50 anos pelos principais nomes do esporte no País. Além disso, o evento contará ainda com um espaço dedicado a Instalação de Carros de Surf, que contará com automóveis Volkswagen de época customizados com itens usados pelos surfistas, desde um Fusca modelo 1965 com teto solar até a Space Fox modelo 2009.
O festival tem como objetivo trazer à cidade o estilo de vida surf. ?A maior e a mais positiva influência do surf na sociedade é a legitimação da busca por uma vida melhor e mais prazerosa. O surf se transformou em cultura de vida, mercado e esporte, de forma única e na certeza de que se pode viver melhor a cada momento. É por isso que, anualmente, o movimento reúne quem se identifica ou vive desta maneira?, afirma Romeu Andreatta, idealizador e curador do festival.
No Festival Alma Surf serão reunidos em um só local quatro eventos diferenciados. A V Mostra Internacional LuiLui de Arte e Cultura Surf, o IV Festival Internacional Osklen de Cinema Surf, o III Festival Billabong de Música e o I Salão Internacional do Surf, nos quais serão apresentados trabalhos de cineastas, músicos, fotógrafos, pintores e escultores nacionais e internacionais que têm como principal referência o beach lifestyle.
Serviço
Festival Alma Surf 2008. Dias: 9 a 12 de julho. Horário: diariamente, das 14h às 23h. Local: São Paulo (na Bienal, Ibirapuera). Ingressos: R$ 30,00 (inteira). Vendas de ingresso nas Lojas Osklen, Star Point e Billabong e online pela Ticket Fácil.