O Centro Paranaense Feminino de Cultura comemora hoje o ?Bloomsday?, atividade literária em homenagem ao escritor irlandês James Joyce (1882-1941). A data é alusiva ao seu romance mais importante, Ulysses, lançado em 1922.

continua após a publicidade

Este ano, a programação terá uma palestra, às 16h, com o professor de Literatura, Ivan Justen Santana, sobre o tema Diálogo em torno do Ulysses: Joyce x Shakespeare Dalton x Leminski. Às 17h haverá uma apresentação musical e poética da dupla curitibana Dublês de Dublin, que executa composições próprias e a canção folclórica irlandesa Finnegans wake. A canção serviu de inspiração para Joyce em seu romance seguinte, que recebeu o mesmo nome.

Em Ulysses, Joyce relata um dia na vida da cidade de Dublin: o 16 de junho de 1904. Ao longo de dezoito capítulos, cada qual escrito num estilo diferente e correspondendo a uma hora desse dia (das 8 da manhã até a madrugada do dia seguinte), Joyce apresenta os três personagens principais: Leopold Bloom, Molly Bloom e Stephen Dedalus.

Joyce explora em todos os capítulos a técnica do monólogo interior, que revela os pensamentos dos personagens à medida que a narrativa se desenvolve. A estrutura e os episódios do romance parodiam a obra do mítico poeta grego Homero, a Odisséia. O herói grego ressurge na forma do cidadão comum Leopold Bloom, que enfrenta percalços bem reais para uma pessoa do século XX: dificuldades no emprego, problemas no casamento, preconceito contra sua ascendência (Leopold é judeu).

continua após a publicidade

O ?Bloomsday? é celebrado pelo Centro Feminino desde 2000, por iniciativa do jornalista e escritor Rubens Nogueira. O professor Ivan Justen Santana também participa da organização do evento.

Serviço

?Bloomsday?, festa literária em homenagem a James Joyce, no Centro Paranaense Feminino de Cultura, Rua Visconde do Rio Branco, 1.717, hoje, a partir das 16h. Entrada franca. Informações: 3232-8123.