Um brinde com saquê e apresentação da dança folclórica japonesa Mimbu marcou a abertura do segundo Mercado Matsuri – Festa da Primavera Oriental – no Mercado Municipal de Curitiba, nesta quinta-feira (14). A festa, promovida pela Prefeitura em parceria com o Consulado do Japão, Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal (Acesme) e Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba, prossegue até domingo (17). Na programação estão apresentações de dança e exposição sobre a cultura oriental.
"Curitiba e o país inteiro devem muito a e este povo. A festa é uma forma de a prefeitura reconhecer e valorizar à cultura japonesa e a contribuição da etnia na construção de um Mercado Municipal cada vez melhor para todos nós", disse o secretário municipal do Abastecimento, Norberto Ortigara.
"Um grande número nikkeis contribuíram para a história do Mercado Municipal, que hoje tem um papel muito importante na vida da cidade", destacou o cônsul geral do Japão, Hirotsugo Hagiuda. Segundo dados da Associação de Comerciantes, 60% dos permissionários do Mercado Municipal são japoneses.
"O comércio nikkei vai além da gastronomia. Está presente nos acessórios, roupas e utensílios. Pessoas de várias partes da cidade, inclusive de outros estados, têm aqui um ponto de referência para aquisição destes produtos", disse o presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado, Mário Yamassaki.
O casal capixaba Simara Dona e José Roberto Autoe fazia compras no mercado, com os filhos, e foi surpreendido pela festa. "Achei muito interessante e bonito. Vamos voltar amanhã para ver outras apresentações", disse Simara.
A abertura da festa foi feita pelo Secretário Municipal do Abastecimento, Norberto Ortigara e pelo cônsul geral do Japão, Hirotsugo Hagiuda. O brinde foi compartilhado pelo secretário municipal de Relações Internacionais, Eduardo Guimarães e presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado, Mário Yamassaki.
Programação
Nos dias de festa, freqüentadores e visitantes do Mercado Municipal poderão conhecer a arte, jogos, danças e a culinária típica do Japão. No total serão 17 apresentações, além da exibição de filmes de longa metragem.
Na sala 106, no setor da administração do mercado, serão exibidos os filmes Família, Diário de um pescador, Verão Negro, Falsa acusação, Filho único, Depois da chuva, As irmãs Makioka e Época de garoto A programação com dias e horários das sessões está disponível no site mercado municipal de curitiba
O Festival também terá espaço fora do Mercado. Neste sábado (16) e domingo (17), no calçadão do Mercado, na rua General Carneiro, serão comercializados pratos típicos da culinária japonesa. No mesmo lugar haverá apresentação de danças folclóricas.