O teatro contemporâneo, desde seus caminhos e tendências, é o tema do curso que o diretor e pesquisador Fernando Kinas ministra entre os dias 27 e 30 de outubro no ACT – Ateliê de Criação Teatral. O curso vai discutir, a partir de experiências do teatro europeu, características do cenário contemporâneo, abordando temas como a tensão entre o texto e a encenação, subvenções públicas, multiculturalismo e a utilização de espaços não convencionais para as montagens.

continua após a publicidade

As aulas acontecem quinta e sexta, das 19h30 às 22h30, e sábado e domingo, das 15h às 19h. Inscrições podem ser feitas através do site www.act.art.br ou na sede do ACT (Rua Paulo Graeser Sobrinho, 305 – fone: (41) 3338-0450.

O curso vai partir de obras encenadas recentemente, dos anos 90 até hoje. Serão exibidos vídeos de montagens dos encenadores Georg Tabori, Robert Cantarella, Ariane Mnouchkine e Patrice Chéreau. Este conteúdo dará inspiração para as discussões promovidas pelo curso.

"Nós vamos discutir, a partir de experiências do teatro europeu, muitas características do teatro contemporâneo, desde a desconstrução das regras aristotélicas até o problema das subvenções públicas", exemplifica Kinas. "Entram no debate tendências importantes como o multiculturalismo (com diretores como Brook e Mnouchkine), a utilização de espaços não convencionais (Chéreau e Cantarella), a tensão em alta voltagem entre escritura dramática e encenação (Minyana), entre outros temas".

continua após a publicidade

Kinas vê este curso como complemento do anterior que ministrou no ACT, em julho. "Este é uma continuação, mas o ponto de partida não será Artaud, Brecht e Beckett, ainda que eles sejam importantes para a discussão do teatro contemporâneo que vamos fazer. Agora temos a chance de partir de obras encenadas recentemente (dos anos 90 até hoje) para pensar a continuidade destas três grandes contribuições, mas também identificando o que existe de particular e inédito nestas experiências".

Estrutura do curso

continua após a publicidade

Serão projetados vídeos integrais (VHS ou DVD) de duas peças teatrais e dois documentários sobre montagens teatrais, conta Kinas. "Antes das projeções eu faço uma contextualização (histórica, social, estética e política) do grupo, diretor e autor. Depois da projeção eu proponho elementos de análise geral e acrescento pontos para a discussão", conta. "Aliás, é este momento de troca de impressões e análise coletiva que me parece o mais importante e produtivo do curso, principalmente porque é muito difícil que aconteçam discussões, preparadas e fundamentadas, baseadas em material audiovisual teatral recente".

Lista de vídeos exibidos

1. Fim de partida
A partir da encenação de Endspiel, de Georg Tabori, 1998, 120′.
Falado em alemão, legendas em inglês.
Pré-requisito: leitura da peça Fim de partida, de Samuel Beckett.

2. Inventários
A partir da encenação de Inventaires, de Robert Cantarella, 1990, 48′.
Falado em francês, legendas em português.
Pré-requisito: leitura da peça Inventários, de Philippe Minyana.

3. No sol mesmo de noite
A partir da encenação de Tartuffe, de Ariane Mnouchkine/Théâtre du Soleil, 1997, 180′.
Falado em francês, legendas em português.
Pré-requisito: leitura da peça Tartufo, de Molière.

4. Patrice Chéreau, Pascal Grégory, Uma outra solidão
A partir de duas encenações de Patrice Chéreau, 1999, 80′.
Falado em francês, italiano e inglês, legendas em português.
Pré-requisito: leitura da peça Na solidão nos campos de algodão, de Bernard-Marie Koltès.

Sobre o ACT

Criado em janeiro de 2001 com a proposta de funcionar como um espaço de pesquisa, o Ateliê de Criação Teatral intensificou o caráter de formação artística e sua natureza multiárea. Sob a coordenação de Nena Inoue e Luis Melo, atua com o objetivo de promover a convivência de diversos processos de criação, através de atividades e encontros com artistas de distintas áreas.

Implantado numa antiga estufa no bairro Alto de São Francisco, o espaço foi reformado como um centro cultural alternativo, voltado para cursos, oficinas, debates, ensaios e apresentações, além de um amplo espaço de estudos aberto.

Serviço
Curso de Formação sobre o Teatro Contemporâneo
Com Fernando Kinas (Mestre em Estudos Teatrais)

De 27 a 30 de outubro
Quinta e Sexta das 19h30 às 22h30
Sábado e Domingo das 15h às 19h
Investimento: R$ 120,00
Vagas limitadas

Inscrições:
http://www.act.art.br ou na sede do ACT

Custo: R$ 120,00 (com 20% de desconto para sócios do Clube do Assinante Gazeta do Povo e ex-alunos do ACT)

ACT ? Ateliê de Criação Teatral
Rua Paulo Graeser Sobrinho, 305 ? São Francisco
Informações: (41) 3338-0450