Diários de Motocicleta, de Walter Salles, ganhou o prêmio TCM de público do Festival de San Sebástian, no último final de semana. A atriz Fernanda Montenegro também foi premiada por sua atuação em O Outro Lado da Rua, de Marcos Bernstein. O filme foi exibido dentro da mostra Horizontes, presidida pelo cineasta Ruy Guerra. A brasileira levou um prêmio especial por sua “sensível atuação”.
O vencedor do prêmio especial do festival foi para Turtles Can Fly (As Tartarugas também Voam, em português), uma co-produção iraniana-iraquiana do diretor curdo Bahman Ghobadi. O filme ambientado na Guerra do Iraque levou a Concha de Ouro da 52.ª edição do festival, entregue pelas mãos do presidente do júri, o escritor Mario Vargas Llosa.
O Prêmio Especial de Crítica foi para o Agentino Bombón, el perro, de Carlos Sorín, enquanto o filme dinamarquês Hermanos, de Susanne Bier, ficou com os prêmios para os atores. A Concha de Prata de melhor ator foi para Ulrik Thomsen e o de melhor atriz para Connie Nielsen.
No total, 16 filmes de 13 nacionalidades diferentes concorreram à Concha de Ouro. O festival foi inaugurado dia 17 com a pré-estréia do novo filme de Woody Allen, Melinda, Melinda, exibido fora de competição.