Feira do Poeta marca encontro com chileno

feirapoeta170205.jpg

Feira do Poeta recebe
Jesús Sepúlveda.

A Feira do Poeta, uma das unidades da Fundação Cultural de Curitiba, abriga amanhã, às 18h, um encontro literário com o escritor chileno Jesús Sepúlveda, considerado um dos principais poetas latino-americanos surgidos na década de 1980. A abertura do evento acontece com uma prece poética em ritual indígena, proferida por German Manche Maquehue, índio chileno mapuche. A entrada é franca.

Jesús Sepúlveda fará leitura de poemas de sua autoria e discutirá os caminhos da poesia. Nascido em Santiago do Chile, em 1967, Sepúlveda tornou-se conhecido ainda muito jovem, quando publicou aos 17 anos o notável poema Lugar de origem, um retrato da violência e da rebeldia que marcaram os últimos anos da ditadura Pinochet. No período de 1992 a 1995, dirigiu em Santiago do Chile a importante revista Piel de Leopardo e, entre 1997 e 2000, comandou a revista bilíngüe Helicóptero, editada em Eugene (Oregon, EUA).

Autor do tratado libertário El jardín de las peculiaridades, publicado na Argentina em fevereiro de 2002, Sepúlveda tem sua produção poética registrada em publicações e antologias do Chile, Argentina, Brasil, Costa Rica, México, Estados Unidos, Espanha e França. Entre seus livros, destacam-se Hotel Marconi (Chile, 1998), Correo Negro (Argentina, 2001) e Escrivania (México, 2003).

O poeta revela ter afinidades estéticas com vários autores hispano-americanos, formando uma rede múltipla de gostos, leituras, linguagens e apropriações que se fundem pouco a pouco. Também ressalta influências do cinema, da pintura e da música, além de recorrer às literaturas francesa, árabe e asiática. Para ele, os exercícios de tradução são importantes para a criação de sua obra, além de citar a filosofia e a prosa como fontes nas quais se nutre.

Sabedoria indígena

O encontro na Feira do Poeta é promovido pelo espaço Sintonia Core-Pehuén, entidade curitibana presidida por German Manche Maquehue, que tem como objetivo resgatar e divulgar a sabedoria dos ancestrais indígenas. Vivendo por mais de 20 anos nos Estados Unidos, Maquehue é mestre em literatura latino-americana pela Universidade de Oregon (EUA). Naquele país, foi diretor do centro terapêutico "Amigos dos Sobreviventes", uma ONG subvencionada pela ONU que se dedica à reabilitação de vítimas da violência política na comunidade maia da Guatemala.

Músico e poeta, Maquehue tem realizado diversas viagens para pesquisar as tradições culturais e religiosas dos povos indígenas da América do Sul. Há mais de 15 anos, foi iniciado no Caminho Vermelho, entidade voltada à espiritualidade dos índios klamaths, além de dedicar-se ao levantamento dos costumes de seu próprio povo, os mapuches do Chile.

Serviço

Feira do Poeta (Rua São Francisco, 325, Setor Histórico). A entrada é franca

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo