A já tradicional encenação da peça Vida, paixão e morte de Jesus Cristo, que será realizada amanhã, na Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba, completa nesse ano sua 31.ª encenação. Encenado pelo grupo teatral Lanteri, o espetáculo vai apresentar algumas novidades com relação ao cenário, sem que isso prejudique a história.

continua após a publicidade

De acordo com um dos diretores da peça, Júlio Cesar Miranda, serão seis palcos em vez de oito, como apresentado em outros anos. Isso vai ajudar a transformar a encenação mais ágil e mais confortável para o público, que não vai necessitar se deslocar com tanta frequência.

“Pensamos nessas alterações para que fique mais fácil para os espectadores acompanharem a peça. Serão 1h50 de show, meia hora a menos que o ano passado. Essa redução, porém, não significa que o texto foi alterado, mas sim um ganho a mais de agilidade, já que não haverá a necessidade dos atores se deslocarem em espaços maiores”, revela o diretor.

Miranda informa que é muita responsabilidade criar essa apresentação e que a Bíblia é a fonte para que tudo saia com a maior fidelidade. “Sempre tentamos reproduzir os ensinamentos de Cristo com a maior fidelidade. Realizamos essa peça desde 1978 e felizmente as pessoas gostam muita do espetáculo. No início, eram 45 pessoas trabalhando na apresentação e hoje contamos com aproximadamente 1.100 pessoas, entre atores e equipe técnica”, diz.

continua após a publicidade

O professor e diretor do curso de teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Cesar Kuzma, que interpreta Jesus Cristo, conta qual é o objetivo do espetáculo.

“Esse é um trabalho mais social do que artístico. Queremos que as pessoas façam uma reflexão sobre a vida e sobre a solidariedade.” Kuzma revela também que interpretar Cristo é de uma extrema responsabilidade. “Estou bem ansioso. Não sou ator profissional e o papel é extremamente importante, pois Ele é a razão de fé de milhões de pessoas pelo mundo. Não posso ferir a imagem de Cristo. Mas, pelo sexto ano consecutivo, estou pronto para o desafio, porque nesse momento o importante é ter mais fé do que conhecimentos sobre artes cênicas”, afirma.

continua após a publicidade

O espetáculo será nessa Sexta-feira santa, às 19h, na Pedreira Paulo Leminski. Os portões serão abertos às 15h e a partir das 16h haverá ônibus na Praça Tiradentes para levar, gratuitamente, quem quiser assistir. A entrada é franca, mas quem quiser, pode levar um quilo de alimento não perecível para ser doado à instituições de caridade.

Programação

Além da apresentação de Vida, paixão e morte de Jesus Cristo, do Grupo Lanteri, a Fundação Cultural de Curitiba promove mais três espetáculos nesta Sexta-feira santa que revivem a Paixão de Cristo.

No Alto Boqueirão, às 19h, em palco montado na Praça Cabo Nácar, a atração é o Grupo Jubac. A Equipe Teatral Arte e Vida apresenta-se às 20h, na Rua da Cidadania Bairro Novo (Rua Tijucas do Sul, 1.700). E a Associação Cultural Êxodus realiza espetáculo na cancha de areia da Rua Carmelina Cavassin, na Barreirinha, às 20h. As três apresentações têm entrada franca.