O grupo curitibano de música Fato está completando 10 anos. Voltando um pouco em sua história, apenas um ano depois de sua estréia em agosto de 1994, já estava gravando seu primeiro CD, Fato, com produção do carioca Antonio Saraiva.
Em seguida começaram os shows, mais entusiasmo e, é claro, mais planos e, de 1996 para 1997, mais um disco – Fogo Mordido – produzido por Paulo Brandão, que viria a ser distribuído em toda a Europa pelo selo italiano Berimbau Produzzioni Artistiche. Aqui também o primeiro contato mais intenso da música do Fato com o nosso Fandango Paranaense, que seria definitivamente incorporado à linguagem musical do grupo que amadurecia em pesquisas e combinações de ritmos e sonoridades, desde o regional até o mundial. Tudo isso se mostrou claramente no terceiro disco, Oquelatá Quelateje, agora numa produção conjunta de Rodolfo Stroeter e Paulo Brandão, lançado no ano 2000 para 2000 pessoas atentas no Teatro da Reitoria, em três dias de espetáculo.
Nesse mesmo ano nasce também o primeiro videoclipe do grupo, Valadares, com grande repercussão nos canais especializados e que, mais tarde, seria amplamente divulgado a mais de vinte milhões de lares nos Estados Unidos, através da Rede Link TV.
Hoje, a música produzida pelo Fato toca em rádios de todo o Brasil, dos Estados Unidos e em alguns bons aparelhos de CD por aí. Críticas elogiosas publicadas no Brasil e no exterior também fazem parte dessa história.
Agora com 10 anos de vida o Fato comemora não só suas conquistas mas também projetos futuros. Um novo disco está sendo preparado e mais um show será produzido e apresentado ao público em 2005.
O grupo preparou um vídeo relativo a esses 10 anos, que será exibido na segunda-feira, dia 30, na Cinemateca de Curitiba.
Serviço:
Exibição do vídeo relativo aos 10 anos do Grupo Fato.
Na segunda, 30/08, a partir das 19h30min na Cinemateca de Curitiba.
Rua Carlos Cavancanti, 1174.
Entrada Franca.
Informações: 242-1585 / 9953-3445 / 9191-3445.