O fandango, uma das genuínas tradições do litoral paranaense, foi parar em imagens e textos no livro "Fandango do Paraná: Olhares", com fotos de Carlos Zanello de Aguiar, mais conhecido como Macaxeira, e textos do escritor Edival Perrini. O lançamento do livro um volume de 134 páginas, em papel couche, com fotos em preto&branco acontecerá dia 22 de junho no hall do Teatro HSBC, na Boca Maldita. Um grupo de oito fandangueiros de Superagüi e Guaraqueçaba seis homens e duas mulheres estará tocando durante a sessão.

continua após a publicidade

A obra com mais de 150 imagens colhidas nos últimos 20 anos pelas lentes de Macaxeira, em suas andanças pelo litoral, especialmente por Guaraqueçaba e Superagüi, mas também se estendendo a Morretes, Antonina e Paranaguá, retratam os fandangueiros em momentos diversos: construindo suas rústicas violas, tocando nos festejos, vivendo o dia-a-dia.

Também serão expostas 42 fotografias nas dimensões de 37cm x 50cm, extraídas entre aquelas que compõem o livro. Edival Perrini, apesar de também ser um apreciador dessa arte popular,  aprofundou-se na literatura de historiadores e em monografias acadêmicas para melhor entender esse universo que ele conhecia de suas visitas aos locais onde se dança o fandango.

"Fandango do Paraná: Olhares" foi editado com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, tendo como incentivadores o Banco HSBC e V. Weiss Logística e Transportes. Produção do escritório Cultural Office e conta com apoio cultural da Secretaria de Estado da Cultura.

continua após a publicidade