Obra poderá ser arrematada pelo valor de U$ 20 milhões. |
Uma das obras mais famosas do artista francês Claude Monet, “Sol no nevoeiro”, está em exposição na casa de leilões Christie?s de Londres, antes de ser levada a Nova York, onde será leiloada a 3 de novembro próximo.
Fontes do mercado de arte indicaram que a pintura poderá ser arrematada por mais de US$ 20 milhões. Até agora, o preço mais caro pago por um Monet foi de US$ 36 milhões, por uma das telas de “Ninféias”, sua primeira série de quadros do jardim, executada nos verões de 1899 e 1900.
“Sol no nevoeiro” foi pintado em 1902, quando Monet, um dos expoentes do impressionismo, estava em Londres, e mostra o Parlamento de Westminster entre a névoa, visto a partir do Tâmisa. O artista pintou a obra observando do terraço do hospital St. Thomas, pois da janela do hotel Savoy, onde estava hospedado, a visão era incompleta.
Monet produziu 19 quadros tendo como tema o Parlamento de Londres, dos quais apenas cinco permanecem em acervos particulares. Os restantes estão em museus ou instituições públicas de várias partes do mundo.
O artista francês era um grande admirador da cultura britânica: costumava pedir o tradicional café da manhã inglês mesmo na França e preferia as roupas confeccionadas na Inglaterra.