Famoso quadro de Monet é exposto antes de leilão

Uma das obras mais famosas do artista francês Claude Monet, “Sol no nevoeiro”, está em exposição na casa de leilões Christie?s de Londres, antes de ser levada a Nova York, onde será leiloada a 3 de novembro próximo.

Fontes do mercado de arte indicaram que a pintura poderá ser arrematada por mais de US$ 20 milhões. Até agora, o preço mais caro pago por um Monet foi de US$ 36 milhões, por uma das telas de “Ninféias”, sua primeira série de quadros do jardim, executada nos verões de 1899 e 1900.

“Sol no nevoeiro” foi pintado em 1902, quando Monet, um dos expoentes do impressionismo, estava em Londres, e mostra o Parlamento de Westminster entre a névoa, visto a partir do Tâmisa. O artista pintou a obra observando do terraço do hospital St. Thomas, pois da janela do hotel Savoy, onde estava hospedado, a visão era incompleta.

Monet produziu 19 quadros tendo como tema o Parlamento de Londres, dos quais apenas cinco permanecem em acervos particulares. Os restantes estão em museus ou instituições públicas de várias partes do mundo.

O artista francês era um grande admirador da cultura britânica: costumava pedir o tradicional café da manhã inglês mesmo na França e preferia as roupas confeccionadas na Inglaterra.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo