Paulista de origem, Fabrizio Andriani, com formação européia em arte: 1986, Itália, Liceo Artístico Statale di Pescara, 1993, Liceo Gênova, Accademia Linguística di Belle Arti. Retorna ao Brasil em 2001, fixando residência em Curitiba em 2006.

continua após a publicidade

Sua obra, influenciada pela arte urbana (graffiti), pelo grafismo da Graphic  Novel  e pelos fundamentos da pop art, emerge dialogando com a sociedade industrial, através da linguagem e  incorporação das diversas manifestações da cultura de massa.  Criando ícones instantâneos, com inspiração nas histórias em quadrinhos e nos videogames,  Fabrizio  apresenta  através da linguagem publicitária,  do desenho simplificado, das cores saturadas, das linhas e formas  massificadas, situações urbanas e imaginárias. Uma paródia com visualidade contemporânea, pós- moderna, que se aproxima do design industrial, se beneficia das mídias e “no solo” desconstrói mitos, como crítica ou apologia aos nossos tempos.

Sobre a obra de Fabrizio, diz Rodrigo Jardim: “Metamorfose, uma alquimia do corpo, um desejo de êxtase, tudo contínuo nas representações do artista, como se as suas obras quisessem extravasar para fora dos limites do quadro. (…) Sua obra revela uma mirada inquieta sobre o desejo e a vida, cuja expressão se dá de modo muito direto, exibindo, ao público que a contempla, um espelho muito peculiar (…)”.

Segundo Nery Baptista: “Ele é um artista urbano e seus habitantes são guerreiros que lutam pela sobrevivência, combatendo o mal e a adversidade. (…) Mostra a ação do homem, o grito, a revolta, o que incomoda. É uma arte forte que uma vez olhada convida a um novo olhar. Dos totens primitivos aos super-heróis passamos pelos dragões que revelam uma solidariedade saturada de humanidade, onde não há espaço para mais nada”.

continua após a publicidade

Fabrizio Andriani: irônico, expressionista, fantástico, pós-moderno, heróico, trágico e divertido. Quem sabe Zeus destrua os falsos totens e faça prevalecer a cultura paranaense.

Serviço:

continua após a publicidade

 “In the Ground” exposição de pinturas e desenhos de Fabrizio Andriani

Período : 09/08 à 15/09. Abertura 09/08 às 20h

Local: Subsolo Galeria de Arte Contemporânea    

 Av Iguaçú, 2481; Água Verde Curitiba/PR

Tel. (41) 30198701.

Horários:  terça à sexta 14h às 20 e sábados 11h às 18h