O violonista Fábio Zanon é o novo coordenador artístico e pedagógico do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Ele passa a atuar ao lado de Artur Nestrovski, diretor artístico, Marin Alsop, consultora artística, e Marcelo Lopes, diretor executivo. A informação, levantada pela reportagem, foi confirmada nesta terça-feira no início da tarde pela Fundação Osesp, que ainda não divulgou detalhes da programação do evento, marcado para julho.
Professor da Royal Academy of Music, de Londres, Zanon é um dos principais nomes de seu instrumento em todo o mundo e já atuou no festival como solista e professor. Articula a carreira como concertista com a atividade pedagógica – vida “dupla” que encarna a própria natureza do festival, que promove concertos e aulas.
A Fundação Osesp é responsável, desde o ano passado, pela gestão do tradicional festival de inverno. Na última edição, após cogitar o nome de Alsop para a diretoria artística, a entidade acabou nomeando Nestrovski, também diretor artístico da Osesp, para o posto, gerando críticas a respeito da concentração de cargos e decisões. Na ocasião, o secretário de Estado da Cultura, Marcelo Araújo, explicou que aquela havia sido uma “saída necessária naquele momento”, mas que “já no ano que vem o festival pode ganhar direção própria dentro da estrutura da Fundação Osesp”. Na mesma ocasião, Lopes afirmou que não haveria “tentativa de agregar poder de maneira vertical”. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.