O Instituto Paranaense de Arte, em parceria com a Universidade Federal do Paraná, Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, Fundação Cultural de Curitiba e Secretaria de Estado da Cultura de Santa Catarina, promove a 4.ª Mostra Latino-Americana de Artes Visuais VentoSul, com obras selecionadas de artistas de sete países: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, México e Costa Rica. A partir de setembro deste ano, a exposição vai percorrer as cidades de Curitiba, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, estendendo-se até meados de 2008.

continua após a publicidade

A curadoria do evento está sob responsabilidade de Fábio Magalhães, ex-curador-chefe do Museu de Artes de São Paulo (Masp) e ex-diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo; Fernando Cocchiarale, curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM); e Ticio Escobar, curador da Bienal de Valencia, na Espanha. O projeto ainda conta com a consultoria dos críticos de arte Fernando Bini e Paulo Reis (PR), João Evangelista (SC) e outros cinco consultores latino-americanos.

Com ?Narrativas Contemporâneas? como tema desta edição, a 4.ª Mostra Latino-Americana de Artes Visuais VentoSul ainda incluirá performances e interferências urbanas, além de mostras de filmes de arte, cursos e mesas-redondas. ?A partir da figura das narrativas contemporâneas, cada artista tratará uma situação, um conceito, um relato ou uma questão baseando-se em argumentos visuais?, explica a presidente do Instituto Paranaense de Arte, Luciana Casagrande Pereira.

Os curadores da mostra já estão percorrendo os países participantes para a seleção das obras que vão compor a exposição. 

continua após a publicidade