Expor ao público a multiplicidade de sentidos que caracterizam as artes visuais e a poesia. Esse é o objetivo da exposição Transcriações, que acontece no próximo dia 24, no Espaço Arte e Cultura Brasil Telecom. Neste evento artistas foram convidados a recriarem, refazerem de acordo com suas poéticas pessoais, o haikai de Alice Ruiz: “Dentro do sono / o corpo se descobre / sem dono”. O termo transcriação, que faz referência ao poeta e tradutor Haroldo de Campos, tem a ver com este momento em que o leitor e intérprete deixa de ser um receptor passivo de um texto para interferir radicalmente no processo.
Transcriações foi um evento criado com a contribuição de artistas da região de Londrina, Maringá e Jacarezinho com o propósito de divulgar e fomentar a arte no Estado do Paraná. Por isso, a exposição que tem início em Curitiba, foi criada para ter caráter itinerante, passando em seguida pelas cidades dos artistas selecionados e um site, que estará disponível na véspera da abertura, foi desenvolvido para divulgar e documentar este trabalho no endereço .
O evento contará com a presença de Alice Ruiz e dos artistas visuais selecionados Ademir Kimura, Alex Lima, Cláudio Garcia, Cristina Agostinho, Karina Rampazzo, Marlon Sérgio da Silva, Marta Zaha, Rogério Ghomes, Sildemar e Stelamary Ortega.
Tom Lisboa
Além de criador e curador da exposição Transcriações, é fotógrafo, criador do site sinTOMnizado, mestre em Comunicação e Linguagens, especialista em marketing e bacharel em Informática.
Alice Ruiz
Autora do haikai que orientou a criação dos trabalhos visuais.
Poetisa, letrista, tradutora, publicitária, professora de haika. Nasceu no Paraná e atualmente está radicada em São Paulo.
Serviço
Transcriações
Dia 24 de agosto, às 19h, no Espaço Arte e Cultura Brasil Telecom (Av. Manoel Ribas, 115, térreo, Mercês)
Ingresso social opcional: 1 litro de leite longa vida
Tom Lisboa (41) 9965-2565