O resultado em fotografias da aventura sob duas rodas de 3.482 quilômetros, feita por Jairo Neder Monassa Moreira, será mostrado em exposição na Biblioteca Pública do Paraná. O analista de sistemas e estudante de Administração Internacional de Negócios na Universidade Federal do Paraná vai expor 50 fotos de sua viagem de bicicleta até o Chile, passando pelo Uruguai e Argentina. O paraense, de 28 anos, fez todo o percurso de bicicleta, em 30 dias. A mostra abre nesta quinta-feira (11) e fica em cartaz até 31 deste mês.

continua após a publicidade

A aventura começou no dia 18 de dezembro de 2005, num domingo, em Curitiba. Pedalando em média 180 quilômetros por dia, Jairo conta que a viagem foi um teste de superação do medo, de paciência, calma e coragem. ?Foi um aprendizado de vida?, analisa. Na aventura solitária, carregou 50 quilos de bagagem (roupas, material de camping, água, remédios, ferramentas e isolante térmico) e gastou R$ 2 mil com alimentação e hospedagem.

Principiante

Da primeira grande viagem de bicicleta, Jairo conta suas emoções ao conhecer pessoas de outras partes do mundo, que também estavam na estrada, uns de bicicleta, outros de motocicletas. Dos novos amigos obteve conhecimento para garantir sua sobrevivência e facilitar a viagem. Emagreceu 10 quilos nos 30 dias e gastou um pneu e três câmaras de ar. E trouxe 800 fotos.

continua após a publicidade

Jairo é formado em Processamento de Dados pelo Centro de Ensino superior do Pará. Trabalha numa empresa prestadora de serviços para borracharias (recauchutagem de pneus). Antes de programar sua viagem ao Chile, estava desempregado e buscava trabalho sempre de bicicleta.

Sem parar

continua após a publicidade

A próxima aventura já tem destino. Jairo está planejando sua viagem à Patagônia. A previsão é percorrer 8.555 quilômetros de bicicleta em, no máximo, 74 dias.

Serviço:
Exposição fotográfica: De Curitiba a Santiago… Pedalando
Data: 11 a 31 de janeiro
Local: Hall do 2° andar da Biblioteca Pública do Paraná ? Rua Cândido
Lopes, 133.