Exposição na Biblioteca Pública do Paraná encerra as comemorações do centenário do Instituto de Identificação. A mostra, que será aberta nesta sexta-feira (15), e fica em cartaz até o dia 30 deste mês, traz o histórico do órgão público, a evolução na identificação e carteiras de identidade antigas.

continua após a publicidade

O Instituto de Identificação iniciou suas atividades no Paraná em 13 de abril de 1905 com a criação do Gabinete Antropométrico utilizando o sistema de Bertillon para identificação de delinqüentes. O primeiro identificado foi um criminoso que atuava em São Paulo, mas capturado no Paraná.

Em novembro de 1907, com a criação do Gabinete de Identificação e Estatística adotou-se o sistema de identificação datiloscópica de Juan Vucetich em conjunto com o sistema de Bertillon. Em 1934 esse gabinete foi anexado à Delegacia de Vigilância e Investigação e um ano depois, no dia 15 de maio, criado o Instituto de Identificação do Paraná, subordinado à chefatura de polícia, sendo Carlos Mafra Pedro o primeiro diretor. A primeira carteira de identidade foi expedida em julho de 1904, denominada ?Ficha Passaporte? ou ?Cartão de Identidade?.

Atuação

continua após a publicidade

O Instituto atua nas identificações criminal e civil. Na área criminal, o trabalho é centralizado em informações das delegacias, Polícia Federal e Varas Criminais, além de dados enviados por outros Estados, disponíveis às autoridades policiais e judiciárias. Os funcionários fazem pesquisa e confronto datiloscópico de impressões digitais dos criminosos.

No campo civil, está centralizada nas informações individuais datiloscópicas de todas as pessoas que buscam a carteira de identidade. Desta forma, os serviços prestados pelo Instituto de Identificação incluem expedição de carteiras de identidade; serviços de identificação em escolas especiais, hospitais, asilos e casas de detenção; identificação de cadáveres no IML; fornecimento de atestado de antecedentes; atendimento a local de crime com elaboração de laudos papiloscópicos e laudos para confronto de impressões digitais.

continua após a publicidade

Serviço:
Exposição – 100 anos do Instituto de Identificação do Paraná
Data: 15 a 30 de abril
Local: Hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná
Endereço:Rua Cândido Lopes, 133