Gerson Uchimura, Lucas Oliveira, César Pilatti. Três nomes. Três olhares. Uma exposição. Única e singular. É assim que se pode definir ?Luz do desejo?, exposição fotográfica que será aberta na próxima terça-feira (03), às 20h30, no Museu de Arte de Cascavel (MAC). O evento é uma realização da Prefeitura de Cascavel, através da Secretaria da Cultura e da Associação dos Artistas Plásticos de Cascavel (Aaplac).
Com curadoria do artista plástico Antonio Carlos Machado, ?Luz do desejo? instiga uma viagem a diversas culturas. ?Esta exposição vem mostrar que a fotografia nos permite exercer nosso poder criativo, procurando novas idéias e novas formas de expressão, sejam elas tiradas do nosso cotidiano, como no caso dos fotógrafos Gerson Uchimura e Lucas Oliveira, ou em ensaios para revistas e jornais do fotógrafo César Pilatti?, diz Antonio Carlos.
Segundo ele, na exposição, Pilatti revela um novo perfil ao compartilhar o mesmo espaço com os outros dois fotógrafos, um médico e um adolescente. ?A exposição evidencia que a fotografia vai além da imobilização das imagens tiradas visualmente da vida real ou a reprodução de uma realidade retida pelo agente imaterial da luz. O primeiro, César Pilatti, nos mostra uma trajetória de sua produção fotográfica, uma pequena, porém, significativa retrospectiva de suas imagens, sendo que algumas delas premiadas?, explica.
Já, Gerson Uchimura, na opinião do curador, encontra na fotografia um porto seguro para a expressão e a sensibilidade, mostrando em suas fotografias o exercício livre e apurado do registro documental de suas viagens ao redor do mundo, lugares exóticos pitorescos. ?Um olhar sensível construído por sua fascinação pela ópera e pelo cinema?. A grande surpresa da exposição está no jovem Lucas Oliveira, que mostra uma produção surpreendente, crítica e sensível. ?A magnitude do trabalho de Lucas está por vir, como sua maioridade e seu amadurecimento, mas nos aponta para uma grande e promissora carreira de artista/fotógrafo, que tem como fonte inspiradora o fotógrafo Sebastião Salgado?, conclui.
Um olhar
A idéia de realizar uma exposição de fotografias, de acordo com Gerson Uchimura, nasceu da necessidade de explorar a fotografia como manifestação artística e não somente como uma expressão documental e ou jornalística. ?Depois da boa repercussão que a exposição Objectif Paris causou, nos pareceu interessante o confronto de três produções fotográficas tão distintas: a maturidade e a experiência profissional (Pilatti), a percepção de um médico (a minha) e a visão de mundo sob o prisma de uma adolescente (Lucas)?, explica Uchimura.
A escolha do nome ?Luz do desejo? também faz parte desta abordagem. ?A princípio, poderia sugerir um confronto do sacro e profano, mas na verdade estaria aqui embutida a idéia da busca e da ansiedade que todo fotógrafo persegue, ou seja, a luz ideal, a luz que enobrece e enriquece uma cena, seja na fotografia, na pintura, no teatro ou na ópera?, salienta, lembrando que este desejo pode ser simplesmente o de registrar algo capaz de emocionar o observador ou o desejo de conseguir aquele registro único que talvez nunca mais se repita.
Serviço:
Evento: Exposição ?Luz do desejo?
Data: 03 a 26 de outubro
Abertura: 03 de outubro ? 20h30
Local: Museu de Arte de Cascavel (MAC) – Rua Mato Grosso, 2909
Informações: (45) 3321-21-21