O Museu de Arte de Londrina exibirá de 22 de junho a 23 de julho parte das obras do acervo do Museu Oscar Niemeyer, que compõe a mostra intitulada ?Trajetórias do Olhar?. A exposição será aberta para jornalistas e convidados nesta quarta-feira (21), às 19h30. A abertura será prestigiada pelo governador Roberto Requião e pela presidente do Museu, Maristela Requião.
Foz do Iguaçu foi a primeira de quatro cidades do Estado a apresentar a mostra itinerante, que percorrer mais duas cidades até outubro. Cascavel e Maringá serão as próximas a recebê-la. ?Criar uma mostra itinerante do acervo é uma das maneiras de estimularmos o acesso à Cultura ao maior número de pessoas possível?, explica a presidente da instituição, Maristela Requião.
Esta é a primeira exposição especialmente organizada para percorrer o interior do Estado. Atuando intensamente na apresentação de mostras próprias e inéditas, o Museu também levou para Porto Alegre (RS) uma exposição de obras da artista Helena Wong, que permaneceu em cartaz no Museu de Arte do Rio Grande do Sul até início de junho. ?Nesse trânsito do bem cultural se constitui nosso principal papel de multiplicador do diálogo, a ser produzido entre a obra e o observador. A obra nos serve de ponte para a promoção do enriquecimento da própria discussão sobre a produção artística no Paraná?, ressalta Maristela Requião.
A primeira iniciativa do Museu, de levar obras constantes de seu acervo para fora foi com a exposição de trabalhos do artista polonês Bruno Lechowski, que viveu um período no Paraná. Entre setembro de 2005 e janeiro deste ano, a mostra percorreu três países da Europa (Londres, Varsóvia, Cracóvia e Berlim) antes de encerrar a trajetória itinerante em Curitiba, em cartaz no próprio Museu Oscar Niemeyer de 08 de fevereiro a 30 de maio.