Um dos principais artistas plásticos que o Paraná já teve, precursor da escultura, tendo deixado inúmeros monumentos em Curitiba e outros municípios do Estado, recebe homenagem por meio da 7.ª Mostra João Turin de Arte Tridimensional. O evento foi criado para ressaltar a arte tridimensional com obras de João Turin (1878-1949) e com exposições de artistas atuais de todo o País que trabalham a tridimensionalidade.
Com centenas de trabalhos inscritos, uma comissão formada por professores e críticos de arte selecionou 66 obras de quarenta artistas representando os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Pernambuco, Minas Gerais e o Paraná. Como a inauguração da mostra sempre se dá no dia de nascimento de João Turin, esses trabalhos podem ser vistos a partir de amanhã, na Casa Andrade Muricy, às 19h. Promovida pela Secretaria de Estado da Cultura e organizada pela Casa João Turin, a Mostra João Turin é o primeiro evento específico para exposição da arte tridimensional.
Premiando os artistas que dão o tom exato entre a estética tridimensional sob a inspiração de fatos históricos ou trabalhos singulares advindos da própria criatividade, a comissão agraciou três artistas com os respectivos prêmios: Prêmio Governo do Estado para a instalação Cacomóvel, de Georgiana Vidal (Curitiba), Prêmio Secretaria do Estado da Cultura para Diálogo, de Antonio Carlos Machado (Cascavel), e o Prêmio Casa João Turin para a instalação sem título de Glaucia Flügel (Curitiba).
Para um dos membros da Comissão de Seleção e Premiação da 7.ª Mostra, o artista plástico Sebastião Gomes Pedrosa, ao entrar no espaço expositivo, o visitante pode fruir de uma aventura estética que lhe faz requisitar as mais variadas memórias de experiências sensíveis. ?O espectador poderá perceber que ora o artista faz uso de referências históricas ou pessoais, ou paródia com a idéia de autonomia de arte, preferindo abandonar os suportes convencionais em favor da hibridização dos materiais?, assina Pedrosa.
A Casa João Turin é aberta diariamente para expor e preservar a memória do artista João Turin. Além da exibição permanente do acervo, a Casa promove outros artistas contemporâneos, realiza trabalhos pedagógicos com escolas e ensina sobre preservação do patrimônio público.
Serviço:
7.ª Mostra João Turin de Arte Tridimensional na Casa Andrade Muricy a partir de amanhã, às 19h. A artista Letícia Marquez participa de encontro com a curadora de sua exposição, Maria José Justino, no Auditório Brasílio Itiberê, prédio da Secretaria de Estado da Cultura, quinta-feira (21), às 18h30. Exposição e encontro aberto ao público com entrada gratuita.