Foto: Divulgação

 Criatividade e bom humor marcam as peças.

continua após a publicidade

Em comemoração ao décimo aniversário da marca holandesa Droog Design, os designers e também fundadores, Renny Ramakers e o marido Gijs Bakker, organizaram uma exposição que traduz os principais conceitos da marca. Projetada pelo também designer holandês Jurgen Bey, a mostra Simply Droog 10 + 1 Anos de Design de Vanguarda Holandesa chega hoje a Curitiba, apresentando uma retrospectiva da marca com os produtos e os projetos executados entre 1993 e 2003. Curitiba será a primeira cidade fora da Europa a receber a exposição, que depois segue para os Estados Unidos e a Bélgica. A mostra será realizada no espaço do Olho, no Museu Oscar Niemeyer, até o dia 5 de fevereiro de 2006.

A Droog Design começou em 1993, quando Gijs Bakker e Renny Ramakers apresentaram as obras de jovens designers holandeses em uma Feira de Design, em Milão. Os trabalhos foram feitos de materiais industriais baratos e objetos achados, como uma estante de livros, confeccionada com tiras de papel de embalagem e compensado, e uma penteadeira de gavetas usadas unidas com uma cinta. Os objetos foram caracterizados pela combinação de simplicidade e bom humor, sendo apresentados com o nome de Droog Design, originando a marca. A apresentação foi recebida de forma tão positiva que um ano depois, em 1994, Bakker e Ramakers decidiram fundar a Droog Design Foundation, em Amsterdã.

Desde então, eles convidam diferentes designers para que seus objetos façam parte da linha da Droog. O principal objetivo deles é garantir que a linha possua uma idéia original, um conceito claro e um design sóbrio e limpo.

Um dos destaques da exposição Simply Droog 10 + 1 Anos de Design de Vanguarda Holandesa são os elementos interativos: peças de mobiliário e produtos que podem ser testados pelos visitantes.

continua após a publicidade

Serviço: Museu Oscar Niemeyer. Rua Marechal Hermes, 999.

De terça a domingo, das 10h às 18h R$ 4,00  e R$ 2,00 (meia).

continua após a publicidade