De uma caminhada entre a casa e o trabalho nasceu a exposição fotográfica Pela estrada afora, que está em cartaz no Espaço Cultural Beto Batata. São imagens da jornalista paranaense Mariângela Guimarães, que também adora a fotografia.

continua após a publicidade

A mostra traz imagens de cogumelos de um bosque de Amsterdã, na Holanda, onde ela mora. São fotos reveladoras de formas, tamanhos, cores e detalhes de uma enorme variedade de cogumelos.

Em um dia normal, indo para a rádio onde trabalha em Amsterdã, Guimarães percebeu um detalhe que a maioria não dava a menor atenção. No bosque por onde faz o trajeto até a emissora, encontrou um cogumelo vermelho com pontinhos vermelhos, como aqueles de desenhos animados.

No dia seguinte, voltou com a sua máquina fotográfica para registrar a imagem e fez uma grande descoberta. No bosque, havia um outro bosque: o dos cogumelos selvagens.

continua após a publicidade

“Fui percebendo outros diferentes e isto me atraiu. Fui fotografando também os cogumelos nos arredores. Depois que vi as fotos, pensei que talvez rendesse algo”, comenta Guimarães.

As 26 fotos selecionadas para a mostra foram escolhidas conforme a estética e o próprio gosto da jornalista, que expõe pela primeira vez no Brasil. “Para mim, uma das coisas mais legais destas fotos é que no dia-a-dia as pessoas não olham para o chão ou para os lados. Não param para ver o que tem ao redor. Garanto que muitas pessoas que fazem este mesmo trajeto não prestaram atenção nos cogumelos”, afirma Guimarães.

continua após a publicidade

A jornalista explica que as fotos foram tiradas no outono holandês, quando há condições propícias para o aparecimento dos cogumelos. O assunto despertou tanto interesse que ela realizou uma pesquisa para saber mais sobre os cogumelos e descobriu que há mais de 3,5 mil tipos naquele país. Guimarães já participou de outra exposição na Holanda, com imagens de natureza.

Serviço

Exposição Pela estrada afora, com fotografias de Mariângela Guimarães, no Espaço Cultural Beto Batata (Rua Professor Brandão, 678 – Alto da XV). Os visitantes podem conferir a mostra diariamente, das 19h às 24h. A exposição permanece até o dia 28 de fevereiro. Entrada franca.