Foto: Anderson Tozato |
Segundo o coordenador da exposição e designer Zé Henrique Rodrigues, o cartaz é a obra de arte do designer. continua após a publicidade |
Entre 25 de junho e 31 de agosto, acontecerá em Curitiba a exposição de cartazes A Força da Mensagem Urbana.
A mostra, que será no Museu da Gravura Cidade de Curitiba – Solar do Barão, tem como objetivo resgatar a cultura de cartazes no cenário urbano utilizando, para isso, o tema sócio-ambiental.
Serão 10 trabalhos produzidos por designers de diferentes gerações, exclusivamente para a exposição.
Os cartazes vão, também, fazer parte de um catálogo especial e serão distribuídos na cidade durante o período da mostra.
?O cartaz é a obra de arte do designer, o ícone máximo do design gráfico?, explica o coordenador da exposição, o também designer Zé Henrique Rodrigues. ?É a síntese de uma idéia, uma marca, que vende um conceito?, completa.
Rodrigues conta que a idéia de criar a mostra surgiu em aulas que ministra na Lemon School -uma escola de criatividade curitibana -, junto com o renomado designer, e fanático por pôsteres, Jair de Souza.
?Queríamos incentivar a produção, resgatar o cartaz como elemento de difundir idéias?, diz. A curadoria da exposição ficou por conta de Marcos Minini, também profissional de design, que tem reconhecida contribuição no cenário artístico local por meio de cartazes.
Rodrigues e Souza também terão seus trabalhos expostos no Solar do Barão. Além deles, também haverá cartazes dos internacionalmente conhecidos Miran e Rico Lins, representantes da geração das décadas de 60 e 70, de Silvio Silva Jr., Alexandre Magno, Marcos Minini, Ale Tauchmann e Ericson Straub, nomes importantes das décadas de 80 e 90, e de um representante da nova geração, Renan Molin.
Serviço
Mostra A Força da Mensagem Urbana. De 25 de junho a 31 de agosto de 2008, no Museu da Gravura Cidade de Curitiba -Solar do Barão (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533). De terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h, e aos sábados e domingos, das 9h às 18h. A entrada será franca.