Exposição e shows abrem o Espaço Brasil

Ministro Gilberto Gil quer cultura
para os que não tem acesso a ela.

Paris – Foi inaugurado, na manhã de ontem, em Paris, o Espaço Brasil, com cinco exposições e um palco para shows. No local, será realizado um terço dos 400 eventos e projetos do Ano do Brasil na França. O ministro da Cultura, Gilberto Gil, participou da cerimônia no Carreau du Temple, antigo mercado com arquitetura art nouveau, cujo interior foi totalmente remodelado para a ocasião.

Nos 2.400 metros quadrados do Carreau, há cinco exposições, entre as quais a maior é a mostra do artista plástico Amílcar de Castro, com 25 peças, entre esculturas em metal e telas. Artistas populares estão presentes através da exposição de 314 obras. Onze jovens artistas plásticos, escolhidos através de edital da Funarte, também participam da mostra, no caso deles denominada Projéteis. De acordo com o curador do Espaço, Ronaldo Barbosa, a idéia foi afastar dos visitantes os estereótipos de um ?Brasil exótico?.

?Estamos trazendo para cá um país moderno, grande e generoso com todos os temas. O ?exótico? e preconceituoso é muito limitado. Somos um país rico, diverso e com arte de extrema qualidade. Daí a necessidade de integrarmos neste espaço arte contemporânea e popular, com uma possibilidade de diálogo visual entre as duas -?, disse a respeito das divisórias de vidro, permitindo que, de dentro da galeria em que estão os trabalhos de Amílcar de Castro e dos novos artistas, seja possível ver as obras de arte popular.

A intenção dos organizadores é que o espaço sirva como caixa de ressonância, abrindo portas para os artistas brasileiros no exterior. Por isso, a mostra foi montada em madeira, metal e vidro, permitindo que seja montada em outros locais. ?Já há interesse imediato dos alemães de levarem parte de arte contemporânea para expor no país em agosto. E já conversamos com eles a respeito do envio de toda a mostra no ano que vem, duranta a Copa do Mundo?, adianta o presidente da Funarte, Antônio Grassi. ?Daí a importância de o evento ter sido concebido como itinerante.?

Gil complementou: ?A idéia é que o Espaço Brasil vá a estados brasileiros que não têm tanto acesso à cultura?. A cerimônia de abertura foi encerrada com shows de Monarco, Ivor Lancelotti e Teresa Cristina e Grupo Semente.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo