Exposição debate arte e revolução no Egito

A partir de sexta-feira uma interessante exposição terá início em São Paulo sobre a arte em tempos de guerra. A Matilha Cultural, entidade sem fins lucrativos idealizada por um grupo de profissionais de diferentes áreas, vai abrigar a “Egito em Obras: Expressões da Revolução”, com manifestações de ativistas egípcios que vão desde fotos de graffiti nas ruas até ações táticas de guerrilha de informação envolvendo video-arte que surgiram em meio aos confrontos com as forças contrarrevolucionárias de Hosni Mubarak.

De acordo texto da assessoria de imprensa da entidade, o objetivo é “mostrar a força de articulação que as pessoas comuns tem para mudar os rumos da política de seu país e promover uma reflexão e um olhar da realidade a partir de obras de arte de documentações ativistas que vão muito mais longe do que a mídia consegue cobrir”. A exposição fica em “processo” de 29 de abril a 18 de junho.

“Processo” porque para realizá-la a Matilha, além de mapear um conjunto de ativistas revolucionários e iniciativas culturais independentes autênticas, organizou um formato de exposição capaz de se articular com programas de rádios online feitos especialmente para o evento, conversas em teleconferência, intervenções conjuntas entre São Paulo e Cairo e contextualização de documentos sequestrados do prédio do serviço de inteligência egípcio pelos revolucionários, além de debates, vídeos, filmes, fotos e etc.

“Poderia se chamar até de festival, mas também não é o caso. O ‘work in progress’ é um termo que inspira essa ideia de processo e que é capaz de abordar a ação participando dela. Foi o próprio resultado da pesquisa que demandou esse novo formato de exposição – que outra forma poderíamos falar de uma revolução que está em andamento?”, explica Demétrio Portugal, curador da exposição e diretor de programação da Matilha Cultural, em nota divulgada pela assessoria de imprensa. Para conhecer a programação completa, visite o site www.matilhacultural.com.br.

Egito em Obras: Expressões da Revolução

Abertura: amanhã, às 18h

De 29 de abril a 18 de junho.

Rua Rego Freitas, 542 – São Paulo

Tel.: (11) 3256-2636

Grátis / Livre

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo