Divulgação
Divulgação

As peças vencedoras do XIII Prêmio IBGM, que reuniu o trabalho de 420 designers de todo o Brasil, ficarão no Memorial de Curitiba.

continua após a publicidade

De 30 de agosto a 01 de outubro, os curitibanos que ainda não puderam conferir de perto a exposição terão a oportunidade de conhecê-la visitando o Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem.  Inédita, a exposição foi trazida para o sul do país, com o incentivo da ARJEP ? Associação dos Relojoeiros e Joalheiros do Estado do Paraná e do IBGM ? Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Precioso, idealizador do prêmio, além do apoio do Ministério do Turismo, como parte do convênio de mais de R$ 2 bilhões, firmado entre o Instituto e o Ministério.

As peças vencedoras do XIII Prêmio IBGM de Design de Jóias já passaram pelo MAM do Rio, Forte de Copacabana, Las Vegas, Milão, Los Angeles, 1ª Bienal Brasileira de Design, em São Paulo, e, mais recentemente, no Shopping Crystal Plaza, em Curitiba. ?É a primeira vez que Curitiba recebe uma exposição deste tipo. Acredito que é uma experiência incrível para quem pode apreciar?, declarou o presidente da ARJEP, Tufy Geara.

Com o tema ?Destinos do Brasil?, o concurso premiou designers na cerimônia que ocorreu no mês de abril, no MAM – Rio de Janeiro. Ao todo foram 420 inscritos nas cinco categorias do concurso ? Região Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul ? e foram premiados os três primeiros colocados em cada uma delas.

continua após a publicidade

O objetivo do prêmio é valorizar a diversidade, trazendo como fonte de inspiração as características naturais e culturais de cada região do país. Para isso, designers de todo o Brasil desenvolveram jóias inspiradas em determinadas regiões. A comissão julgadora, formada por profissionais de diversas áreas, como Lúcia Flecha de Lima, secretária de turismo do DF; Ruthi Dabbah, diretora da Vogue Jóias; Carla Amorim, designer de jóias; e Juliana Moreira Lima, editora de moda do Correio Braziliense, entre outros, proporcionaram equilíbrio na escolha.

Criado em 1990, o Prêmio IBGM de Design de Jóias tem a finalidade de promover o desenvolvimento da marca Brasil, abrir campo de trabalho para os designers brasileiros e fomentar a indústria em busca de qualidade e competitividade internacional. Editado a cada dois anos, o concurso é aberto a todos os profissionais e estudantes de design, artes plásticas, arquitetura e artesãos. Neste ano, os primeiros lugares receberam o valor de R$ 5 mil, viagem com acompanhante para um destino turístico do país, hospedagem e passagem para o evento de premiação, além da exposição da jóia em feiras e eventos nacionais e internacionais e no catálogo bilíngüe do prêmio.

continua após a publicidade

Serviço:
Exposição XIII Prêmio IBGM de Design de Jóias
Data: 30 de agosto a 01 de outubro de 2006
Horário: Terça a Sexta das 9h às 12h e das 13h às 18h e Sábados, Domingos e feriados das 9h às 15h.
Local: Memorial de Curitiba 3º andar Salão Brasil no Largo da Ordem
Rua Claudino dos Santos 79 Centro Histórico
Entrada franca