Exposição de Anita Malfatti abre a Virada Cultural

A abertura oficial da segunda edição da Virada Cultural de Curitiba será feita pelo governador Beto Richa, pelo prefeito Luciano Ducci e pelos parceiros da Corrente Cultural, às 10h30 deste sábado (5), no Pátio das Esculturas do MON – Museu Oscar Niemeyer. A solenidade dá início a mais de 24 horas ininterruptas de uma intensa programação artística, começando com a exposição Anita Malfatti, que abre às 11h e tem entrada gratuita, tomando conta da Sala Miguel Bakun do MON. A agenda de atrações encerra às 21h de domingo (6), movimentando todo o centro da cidade

A Virada é o ponto de partida da programação da Corrente Cultural, movimento realizado por instituições públicas e privadas para fomentar e difundir a produção artística e promover o acesso da população aos bens culturais. A Corrente Cultural se estende por uma semana, até o dia 12 de novembro, com atividades que também englobam os bairros de Curitiba.

Este ano, a Virada acontece na data em que é celebrado o Dia Nacional da Cultura, tendo como tema “Viva a cultura da paz”.

Anita Malfatti

A arte de Anita Malfatti (1899-1964) deflagrou o que viria ser chamado de modernismo brasileiro. Em 1917 ela provocou escândalo em São Paulo ao exibir 53 trabalhos ousados. Monteiro Lobato reagiu ao experimentalismo da artista com um artigo, hoje célebre, chamado “Paranoia ou mistificação?”, no qual compara o trabalho de Anita aos “desenhos dos internos dos manicômios”. Mas o ataque do renomado escritor, que não foi o único a protestar contra a artista, promoveu e consagrou Anita. Em 1922, ela e outros poetas, escritores e intelectuais promoviam a Semana de Arte Moderna. Desde então, a arte no Brasil nunca mais foi a mesma.

“Causa admiração a atualidade de Anita que muitas vezes, injustamente tratada pela crítica, surpreendentemente, ou não, desperta um grande carinho e uma emoção tocante nas gerações mais novas”, diz a curadora Luzia Portinari Greggio.

Serviço:
Abertura Oficial da Virada Cultural de Curitiba pelo governador Beto Richa, prefeito Luciano Ducci e parceiros da Corrente Cultural, com início da exposição Anita Malfatti.
Data: 5 de novembro (sábado).
Local:  Museu Oscar Niemeyer – MON (Pátio das Esculturas) – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico.
Horário: 10h30.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo