A Câmara inaugurou na segunda-feira (9) a exposição "Bandeira branca na terra roxa", com trabalhos de artistas nipo-brasileiros. A exposição, instalada na galeria da Presidência da Câmara (Gabinete de Arte), celebra o centenário da imigração japonesa. A mostra, que vai até 30 de agosto, apresenta 16 telas e uma escultura de dez artistas consagrados, entre eles Tomie Otake, Yutaka Toyota, Tikashi Fukushima, Kenji Fukuda e Manabu Mabe.

continua após a publicidade

Segundo o curador da exposição, Afrísio Vieira Lima, o título "Bandeira branca na terra roxa" é uma referência às bandeiras do Japão e da paz, nas quais predomina a cor branca, e a terra roxa se refere ao oeste paulista, local onde se instalou a maioria dos primeiros imigrantes japoneses.

O marco do início da imigração japonesa é 18 de junho de 1908, quando chegou ao porto de Santos (SP) o navio Kasato Maru trazendo 165 famílias. Com a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o Brasil tornou-se um dos poucos países a aceitar a imigração japonesa. Pesquisas mostram que, entre 1917 e 1940, chegaram 164 mil japoneses ao Brasil – 75% deles foram para São Paulo.

continua após a publicidade