Ex-presidente Collor rebate as afirmações de Boni

O ex-presidente Fernando Collor de Mello rebateu as acusações de José Bonifácio de Oliveira (Boni) de ter sido assessorado por este no debate das eleições de 1989. Para Collor, o diretor da Rede Globo “despirocou” e “viajou na maionese”. “Nunca pedi a ninguém para falar com o Boni, meu contato era direto com o doutor Roberto (Marinho)”, rebateu. Ele nega, também, que tenha tirado a gravata a mando de Boni. “Nunca tirei a gravata nos debates. Mentira. Suor, nem natural nem aspergido pelo Boni. Glicerina, mais uma ‘viajada na maionese’. Pastas vazias: ao contrário, cheias de papéis, números da economia, que sequer utilizei”.

Ali Kamel, atual diretor da Central Globo de Jornalismo, disse que a afirmação de Boni “só pode surpreender a quem não acompanha de perto a história da Globo”. Ele cita o livro Notícias do Planalto, de Mario Sergio Conti, que detalha o dia do debate. “Roberto Marinho disse que gostaria que ele (Boni) fizesse essa análise (do primeiro debate) à campanha de Collor, e ele aceitou dar palpites no segundo debate ‘em caráter pessoal e informal, até mesmo porque pretendia votar no candidato do PRN’”, explicou o executivo. Kamel afirma, que “o episódio, hoje, seria de todo impossível, na Globo”.

No Jô

Jô Soares é tema de um capítulo em “O Livro do Boni”. E nele o empresário mostra um pouco do seu caráter. “Fiquei magoadíssimo com o Jô (quando ele saiu da Globo para ter um programa de entrevistas no SBT) Me senti traído. Gritei, fiz ameaças”, escreve Boni. Na época o humorista detalhou a ameaça: “quem sair da emissora sem ter sido mandado embora corre o risco de não poder mais trabalhar em comerciais sob a ameaça que estes lá não serão veiculados”, disse Jô no Troféu Imprensa, do SBT. Curiosamente, a briga dos dois, nem foi mencionado nos 50 minutos da entrevista com Boni no Programa do Jô, anteontem.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna