Se você perguntar como Di Ferreiro está se sentindo nessa nova fase, em carreira solo, com certeza ele usaria a primeira estrofe da nova música dele, que diz: “Em outro momento”. E é assim que o cantor, que veio a Curitiba para lançar o primeiro single de trabalho, Sentença, considera o que está vivendo agora. “Está maravilhoso esse momento, porque acho que todo mundo tem que se reinventar. Estava tudo bem na minha vida, mas queria navegar um pouco”, explicou.
Em entrevista exclusiva à Tribuna do Paraná, o cantor explicou que a decisão de dar um tempo no NX Zero, banda que Di comandou por mais de 15 anos, foi uma decisão em comum. “Acho que qualquer transição tem que ser feita de forma positiva, sem brigas, e nós conversamos muito sobre isso. Agora estou compondo, falando com um monte de gente, fazendo vários sons que eu mesmo me surpreendo”.
A nova música traz consigo uma carga emocional, pois conta, de certa forma, conta parte da história por traz da decisão de seguir sozinho um novo caminho. “Quando escrevi a música, eu já estava nesse momento de mudança e de escolher a coisa certa. Às vezes a gente deixa de fazer o que a gente tem certeza que é certo, porque talvez seja mais difícil. Depois, se você não decide seguir pelo caminho certo, a sentença que você carrega porque não ouviu seu coração pode ser pesada. Essa música fala desse momento, mas também fala da pessoa que conseguiu seguir em frente”, considerou o cantor.
Fora do estilo de vida que levava com o NX Zero, Di Ferrero comentou que passou uns meses aproveitando para descansar e compor. Em contrapartida, ele disse que o NX não saiu dele. “O Gee, guitarrista da banda, era meu grande parceiro de composição do NX e me ajudou a compor essa música e mais algumas que vão estar no novo álbum. Acho que não tem motivo para esquecer o tempo de banda, até porque é algo que ficou marcado não só para mim, mas para todos os fãs também”.
Vem disco aí
Trabalhando firme na divulgação de Sentença, música que Di avalia que está com uma boa aceitação dos fãs e também das rádios, o cantor revelou à Tribuna que o novo disco deve sair no segundo semestre. “Os fãs podem ficar tranquilos, que o álbum vem. E vai ter algumas parcerias como Emicida, a IZA, minha grande parceira, e também o Paulo Miklos, que sou fã”, adiantou ele, revelando ainda que daqui a duas semanas também deve sair uma nova música, fruto de uma parceria com o cantor Rael, chamada Free Man.
NX Zero sempre foi considerada como uma banda de emocore com ligações com o rock. No novo som, Di Ferrero veio com um estilo próprio, resultado da mistura de influências que ele teve durante a vida profissional e pessoal. “Escuto muita coisa. Curto hip-hop, mas caminho pelo som dos anos 70, ouço bastante Tim Maia, por exemplo. Gosto de um som que seja mais orgânico, bem tocado, mas com a tecnologia de hoje em dia. Toda essa mistura acaba sendo a minha essência, junto com bastante coisa que estou experimentando agora também”.
Desprendido
Acostumado com grandes palcos e superproduções, Di falou que nunca se importou de fato com a quantidade de gente num show, mas sim com a qualidade de seu público. “Eu vejo o show de um jeito diferente. Se tiver algumas pessoas cantando ou milhares, não faz diferença. O que importa é a energia, que tem ser positiva, pois fazer show é a gasolina para um artista”. Curitiba, para ele, sempre foi uma cidade que lhe recebeu bem. “Sempre me abraçou de várias maneiras e por isso resolvi vir lançar a música, principalmente agora nesse novo momento, começando uma carreira solo”.
Sobre a preocupação em manter o mesmo retorno que teve o NX Zero ou ainda de se comparar com outros artistas atuais, Di também disse estar desprendido disso. “Eu não me preocupo com visualizações, por exemplo. Procuro me comparar comigo mesmo. Olho para mim e vejo o que eu era e o que eu estou sendo hoje e, vendo por essa ótica, estou muito feliz”.
Entrevista
À Tribuna do Paraná, ele também adiantou um trecho de outra nova música, No Mesmo Lugar, que também vai estar no novo disco. Ouça as duas músicas novas e veja a entrevista completa:
Musical com a história de Renato Russo vai ser apresentado de graça em Curitiba