Foto: Fábio Alexandre/O Estado |
Luzia Freitas resolve mudar de profissão: de diarista para escritora. continua após a publicidade |
Pode ser como nos contos infantis ou como os filmes onde o mocinho só sobrevive com muita superação, e também como certas pessoas que vêm debaixo e sobem na vida; em todos os casos, para chegar em algum lugar, um personagem sofrido tem que se virar. Seguindo esse caminho, a ex-diarista Luzia Freitas decidiu largar as casas de família para se dedicar aos livros. Aos 38 anos, onze deles vividos como diarista, Luzia lança seu primeiro livro, a autobiografia Se vire!!!.
Sem nenhum patrocinador nem apoio, a escritora teve de descobrir sozinha os caminhos para publicar a obra. ?Foi muito difícil. Sempre fui leitora, mas os passos para publicar eu tive que descobrir sozinha?, conta. Para muitas pessoas a vida pode ser madrasta, ter altos e baixos, mas um ponto é fato, ela ensina. Foi com esse lema que ela superou obstáculos difíceis como ter vindo do interior e ter sofrido violência doméstica do ex-marido. Natural de Apucarana (PR), desde a infância Luzia descobriu um forte interesse pela literatura; com ela, descobriu um mundo diferente, rico em possibilidades, enriqueceu sua gramática e a mente.
Luzia chegou em Curitiba aos 19 anos. Antes disto não tinha a experiência da vida em um grande centro, contudo, tinha o conhecimento que grandes autores lhe propiciaram através da leitura. ?Aos treze anos Freud entrou para meu mundo literário, se juntando a Machado de Assis, Jorge Amado e outros?, exalta. Para muitos, Luzia seria sempre uma doméstica, mas sua autoconfiança e perseverança lhe reservou algo a mais. Hoje ela trabalha com palestras motivacionais, principalmente com relação a agressão doméstica, e sobre o meio ambiente. Em Curitiba ela se formou em Tecnologia Ambiental. ?Como vim do campo, vi de perto grandes plantações serem derrubadas para virar pasto ou soja?, conta.
Atualmente, Luzia vive com Gleicio, filho de 18 anos que cria sozinha. ?Com tudo que passei não me sinto injustiçada. Tive que viver todas aquelas experiências para aprender a importância da vida. Agora pretendo continuar escrevendo?, diz. Em breve seu segundo livro, outra história real, será publicado. Nele ela conta a história de uma menina deficiente que tem de lutar para sobreviver.
Se vira!!! (118 págs.) vem chamando a atenção de leitores adolescentes e suas palestras já reuniram diretores de empresas e profissionais de reputação. Sobre o fato ela confessa: ?Não fico com vergonha, na época de diarista convivi com muita gente e sei que quando chegam em casa e tiram a gravata, todos têm seus próprios medos.? O livro está à venda no site da Livrarias Curitiba e no Telelivros (41) 3330-5191. Contato com a autora pelo e-mail luziafreitass@yahoo.com.br.