Os 77% dos votos que recebeu do público para deixar a casa do BBB13 na primeira semana do reality show da Globo, fizeram com que Aline Mattos pedir ajuda profissional. Ela chegou a ser comparada com a personagem Penha, empregada doméstica que Taís Araújo fez em Cheias de Charme, pela forma como se comunica, mas não gosta nadinha dessa associação.
“Ficava com raiva quando diziam isso. Eu não pareço nem um pouco com a Penha”, declara a moça que ganhou da Globo aulas de etiqueta com a consultora Fatima Ziegler, no Rio de Janeiro.
“Fiquei muito feliz porque ela falou que eu tenho jeito. Algumas pessoas me disseram para eu não mudar. Como não mudar? É muito bom aprender a ser educado e eu quero ser diferente”, comemorou.
Aline deixou a escola no primeiro ano do segundo grau para trabalhar. Hoje ela é modelo e recepcionista de eventos e sonha com um emprego melhor, de preferência na TV, mas não em programa de humor.
“Vão ficar rindo das coisas erradas que eu falar. Mas essa aula de etiqueta vai me ajudar muito. Tenho que aproveitar. É como diz meu tio: daqui a pouco passa uma vaca, solta um peido e acabou a história”.
Lições aprendidas
“Aprendi que não posso cutucar as pessoas, nem gesticular demais. Também não posso sair beijando todo mundo porque é falta de educação, tenho que esperar as pessoas falarem comigo. Aprendi que não vale a pena bater boca e que também devo usar “com licença” para sair de algum lugar, ou quando eu quiser falar na hora que outras pessoas estiverem falando. Vou sair uma pessoa melhor daqui. Eu achei que essa aula de etiqueta fosse uma faculdade, que eu iria demorar um tempão para aprender. O que vou ter que treinar mais é falar baixo e parar de debochar dos outros. Mas vi que se eu me esforçar, eu consigo. Passei de ridícula na TV, agora quero melhorar. Muita gente achou que eu era forçada e fazia um personagem, mas esse é o meu jeito mesmo”.