Arte

Eventos comemoram o centenário de nascimento de Miguel Bakun

Hije, em razão das comemorações do centenário do artista paranaense Miguel Bakun (1909-2009), a Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Coordenadoria do Sistema Estadual de Museus (COSEM), promove uma série de atividades para celebrar a vida e obra do artista.

À 10h30, acontece uma solenidade póstuma no Cemitério Municipal de Curitiba. Na parte da tarde, às 16h, a Casa Andrade Muricy irá realizar o lançamento do Museu Virtual Miguel Bakun, de vínculo com a rede do Sistema Estadual de Museus do Paraná.

No final do dia, às 18h, ainda na Casa Andrade Muricy, o público terá a oportunidade de assistir ao filme O auto-retrato de Bakun (1984), dirigido e produzido por Sylvio Back.

Após a projeção, o cineasta irá participar de um bate-papo com a platéia. A produção foi contemplada com o prêmio Glauber Rocha de Melhor filme, na XIII Jornada Brasileira de Curta-Metragem da Bahia.

Museu virtual

Colocar as obras do artista na internet foi o caminho encontrado pela COSEM para divulgar e facilitar o acesso do público geral ao trabalho e legado artístico de Miguel Bakun.

“Claro que não substituem um espaço museológico físico, mas complementam, apoiam a área da museologia por divulgar acervos e contribuir para o conhecimento”, explica Eliana Réboli, coordenadora da COSEM.

Os trabalhos que estarão em exposição na internet tiveram curadoria da equipe da própria COSEM, por intermédio de uma grande pesquisa bibliográfica em conjunto com grupos de estudos do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC). “O Museu será sempre alimentado com outras obras e dados sobre Bakun”, garante Eliana.

Voltar ao topo