Foto: Ieda Matias

Eudóxia de Barros se considera muito patriota.

continua após a publicidade

Convite à música, esse é o nome do primeiro DVD da pianista Eudóxia de Barros, já à venda em todas as lojas das irmãs Paulinas do Brasil. Famosa por se dedicar, desde o início da carreira, a divulgar a música nacional, dentro e fora do País, Eudóxia também é considerada uma das mais brilhantes pianistas contemporâneas e intérpretes da música erudita e popular brasileira. ?Sempre gostei da música e dos compositores brasileiros, sem perder a admiração pela cultura européia. Mas aprendi com os meus pais desde criança a valorizar o que é nosso.

Lá no exterior, as pessoas reclamam que os pianistas brasileiros nunca tocam músicas brasileiras?, conta a pianista, que já realizou numerosos recitais fora do Brasil, onde apresentou dezenas de primeiras audições de obras de compositores brasileiros de todas as épocas. Depois de gravar muitos LPs e CDs, Eudóxia lança o primeiro DVD da sua carreira. Convite à música foi gravado ao vivo durante o recital de 10 de dezembro de 2006, no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. A maioria das obras apresentadas no DVD é de excelentes compositores brasileiros, é claro, não esquecendo também que todas trazem um sabor especial porque são interpretadas pelo talento da pianista. Tem Camargo Guanieri (1907-1993), Amaral Vieira (1952), Osvaldo Lacerda (1927), Zequinha de Abreu (1880-1935), além da famosa música Grande fantasia triunfal sobre o hino nacional, composta pelo americano Louis Moreau Gottsschalk (1829-1864), que escreveu essa música, que é uma variação do hino nacional brasileiro, em homenagem à Princesa Isabel (1846-1921).

Paulistana de nascimento, Eudóxia é casada com o professor e compositor Osvaldo Macedo, e juntos fundaram, em 1984, o Centro de Música Brasileira, sociedade civil que organiza concertos e concursos só de músicas brasileiras. ?É uma sociedade pequena. Encontramos muito preconceito pelo centro ser dedicado exclusivamente à música brasileira. Quase não há divulgação por parte da imprensa paulista?, diz ela. O DVD pode ser adquirido pelo 0800 70 100 81 e pelo site www.paulinas.org.br.

continua após a publicidade