Um estudo publicado neste mês na revista científica Anthrozoos: A Multidisciplinary Journal of the Interactions of People and Animals mostrou que há uma idade em que os animais são considerados mais ‘atrativos’ para os humanos.

continua após a publicidade

O estudo foi conduzido por Clive Wynne, professor de psicologia e diretor do Arizona State University, e mostra que os humanos costumam achar os cachorros mais fofos por volta das oito semanas de idade, época do desmame.

continua após a publicidade

“Saiu exatamente como eu imaginava que sairia – que há sim uma idade em que a fofura é maximizada, e que essa idade é muito próxima da época em que as mães deixam de dar de mamar aos seus filhotes”, disse Wynne.

continua após a publicidade

“Isso poderia ser um sinal para nós sobre como os cães evoluíram para confiar nos cuidados humanos. Isso pode ser um cão nos mostrando como o vínculo entre humanos e cachorros não é apenas algo que achamos imensamente satisfatório, mas, para eles, é o fundamento absoluto de sua existência. Que sendo capazes de se conectarem conosco, encontrar um gancho emocional conosco é o que faz eles viverem”.

O estudo foi conduzido usando uma série de fotos de filhotes em diferentes idades, desde as primeiras semanas de vida até a idade jovem adulta. Foram 51 estudantes universitários participantes, ranqueando o nível de ‘atração’ dos cães, que eram de três raças: foram Jack Russel, cane corso, e pastor branco suíço. Os resultados mostraram que os cães foram menos atrativos assim que nascem e esse nível crescia gradativamente até as dez semanas de vida, depois o nível caía.

Os cane corsos mostraram uma atração máxima de 6,3 semanas de idade, enquanto os Jack Russell terriers mostraram uma atração maior com 7,7 semanas e os pastores com 8,3 semanas de idade.

“Por volta da sétima ou oitava semana, assim que sua mãe os deixam para que eles sigam suas próprias vidas, é exatamente quando eles ficam mais atrativos para os humanos”, disse Wynne.

O pesquisador ressalta, porém, que os humanos não param de amar seus cães conforme eles crescem. “O ponto das oito semanas é apenas o período onde a conexão é maior, a habilidade do animal de conquistar nosso interesse é maior. Mas, tendo conquistado nossa afeição, nós continuamos a amá-los durante toda a vida”, comenta.