Monitorar o leitor com elementos que sirvam de base para compreender cada um dos problemas que atinge país. Esse é o objetivo do livro ?Brasil 180º – 50 Propostas para Mudança do Rumo?, trabalho elaborado pelos escritores Ossami Sakamori, professor da escola de Engenharia da UFPR, Daniel Yabu, jornalista e colunista do portal Amazonexport.com e Natalia Fontão, mestre em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá. A obra será lançada na próxima terça-feira (4/10), às 19h, na Livrarias Curitiba Megastore do ParkShopping Barigüi, com entrada franca.

continua após a publicidade

Para os autores, o país vive uma crise de confiança, talvez a mais grave da sua história. ?Isso é resultado de insensatez e visão míope da classe dominante que pratica políticas econômicas e sociais perversas, que distanciam cada vez mais os ricos dos pobres?, destaca Sakamori.

Foram escolhidos 50 temas dentre tantos não menos importantes ou interessantes, sobretudo por serem assuntos recorrentes nas mídias. Mas para entender os problemas brasileiros, nem precisa ser especialista. ?Basta vivenciar o dia a dia que as pessoas vão entender o que é o índice de desemprego, o domínio do bolsão de pobreza e os crimes organizados?, lembra Yabu.

Porém, o que contrasta com esses infindáveis problemas é a potencialidade do país. ?O Brasil tem a maior reserva florestal nativa do planeta, enorme biodiversidade, as maiores jazidas minerais do mundo, gigantesco potencial de produção de grãos, gente criativa e sem grandes catástrofes geofísicas. Não dá pra compreender os motivos pelos quais o Brasil não vai pra frente de verdade?, conta Natalia.

continua após a publicidade

Retrocesso

Segundo os autores, que são estudiosos das questões sociais do país, algo de errado está acontecendo nestas últimas duas décadas. Para eles, o país vem despencando no ranking que mede a qualidade dos mais diversos segmentos da vida econômica e social, tais como o PIB, a renda per capta, o IDH, a participação no comércio exterior e vários outros índices. Porém, está os primeiros do mundo entre as altas cargas tributárias.

continua após a publicidade

?Nada contra a oligarquia, até porque ela é que dá emprego para a classe trabalhadora. Apenas chamamos atenção para a visão equivocada sobre o rumo dado ao país. A classe dominante esquece de que os mais de 170 milhões de pessoas podem fazer parte do mercado consumidor, desde que tenham condições econômicas para isso?, explica o professor da UFPR.

Apesar do cenário ruim, ainda há esperança. ?Se não podemos contar com a maioria dos políticos, só nos resta impulsionar um movimento de 10 milhões de pessoas pertencentes à classe média, com o objetivo de fazer deste Brasil um país digno do qual todos possam sentir orgulho?, finaliza Natalia.

Perfil

Ossami Sakamori, 61 anos, é engenheiro civil, professor da escola de Engenharia da UFPR, é diretor das empresas BT Comunicações, Leaderbank Consultoria de Investimentos e VRD Investimentos.

Daniel Yabu, 23 anos, é jornalista e colunista do portal Amazonexport.com

Natalia Fontão, 28 anos, é economista e mestre em Ciências Econômicas, colunista do portal Amazonexport.com e acadêmica de jornalismo.

Serviço
O livro ?Brasil 180º – 50 Propostas para Mudança do Rumoº?
Editora Os Abelhudos
200 páginas
R$ 39,00