O estilista Jefferson Kulig foi quem abriu oficialmente o 3.º Paraná Business Collection (PBC), nesta segunda-feira, no Centro de Exposições Horácio Sabino Coimbra (Cietep).
Importantíssimo para o nosso Estado, o evento mostra até sexta-feira as criações de renomados estilistas paranaenses para o verão 2010. Além da divulgação do trabalho dos estilistas, o PBC, que tem como coordenadores o produtor Paulo Martins e a jornalista Nereide Michel, também incentiva os estudantes de moda do Paraná, com o Prêmio João Turin, e aquece a economia de moda do Estado, com o Show Room de Negócios, que atrai para Curitiba compradores de diversas regiões do Brasil e do mundo.
Mas voltando aos desfiles. Jefferson Kulig abriu a semana de moda paranaense e arrasou. O estilista surpreendeu com sua coleção que misturou luxo e tecnologia e trouxe, pela primeira vez às passarelas, vestidos longos, exclusivamente desenhados para festas.
Esse foi um elemento novo nas tradicionais peças do repertório de Kulig: tecidos emborrachados, tafetá tecnológico, bordados e veludos. E, como não poderia deixar de ser, estampas holográficas, adereços metálicos, vidrilhos e tiras de silicone completaram a coleção. As cores principais são branco, bege, preto e o azul, que ganhou um tom especial.
Mulher bonita, elegante, bem resolvida e segura de si. Se identificou? Pois foi para esse tipo de mulher que as estilistas Irit Czerny e Léa Okamoto Ramos criaram a coleção verão 2010 da Lafort.
Uma das mais tradicionais malharias paranaenses, a Lafort fechou o primeiro dia de desfiles do 3.º PBC. Acostumadas a criar roupas com foco na alfaiataria e no tricô, as estilistas apresentaram roupas mais largas e confortáveis, mas sem perder a elegância.
Batizada de Digitais, a coleção do próximo verão trouxe macacões, calças e blusas largas, muitos bolsos e formas fluídas. A modelagem larga apareceu também na região do quadril em saias e shorts.
Em contrapartida, os vestidos bandage, aqueles bem justinhos e curtos, foram o charme da coleção, que foram usados com maxibijoux. Cáqui, nude e preto se juntaram a cores mais alegres como o amarelo, hibisco, turquesa e azul.
Uma das grandes promessas da novíssima geração de estilistas brasileiros, Fábio Bartz, abriu o segundo dia. Ontem, o público presente no desfile pode conferir o melhor da Bolívia, na visão de Bartz: um povo alegre em um país surpreendentemente colorido e cheio de ritmos.
A coleção denominada de Churitin Pachamama, trouxe looks recriados através da mistura de tradições católicas e crenças indígenas do país. A cartela de cores focou no vermelho, amarelo, preto e branco.
Detalhes como estampas incas, bordados florais, franjas, babados e transparências apareceram equacionados a variedades do algodão trabalhadas em diferentes acabamentos e texturas (envernizados, paletizados, transparências e acetinados).
A estilista Lúcia Figueredo fechou o segundo dia de desfiles e apresentou uma coleção bem feminina e sensual. Vestidos (curtos e longos) e macacões com tecidos levíssimos resultaram em looks ultra-sexy, mas com toques de romantismo. Hoje acontece o desfile da Picnic Delefante, grife que está estreando no Paraná Business Collection, da All Purpose e da Chek.