Das Cinzas, O Escorpião

Estevan Silvera e Tiomkim se reunem para homenagear o cinema experimental

Foto: Matheus de la Palm/Divulgação.
Foto: Matheus de la Palm/Divulgação.

Vinte anos depois de terem produzido o curta metragem premiado “Rainha de Papel “ que chegou a ser exibido em Portugal e no Programa do Jô Soares , os cineastas Estevan Silvera e Tiomkim unem forças novamente na produção de “Das Cinzas, O Escorpião”, um audiovisual que presta homenagem ao cineasta Kenneth Anger e em especial a uma de suas mais famosas e controversas obras “Scorpio Rising “ (1964). As filmagens foram realizadas em uma oficina mecânica de motocicleta, e também segue uma linha de direção ao estilo do Dogma 95, criado pelos cineastas Lars Von Trier e Thomas Vinterberg. Não existindo uma preocupação com a linguagem convencional e nem com roteiro. Inclusive foi criada uma trilha sonora experimental pelo músico Felipe Akel, composta para a obra.

Numa das cenas um casal realizam uma performance erótica . O curta é embalado por acordes de violino, interpretado pelo músico Victor Portugal. Ele executa uma peça clássica do séc. XIX de Antonin Dvorak, o conhecido tema “Humoresque. ” A música delicada vai contrastar com os roncos dos motores e barulhos da oficina, tornando-se uma espécie de leit motiv que irá conduzir todas as cenas ” comenta Tiomkim. Segundo o cineasta Estevan Silvera, ” A idéia é ressaltar o trabalho do cinema marginal que sempre norteou a nossa parceria, deixamos de lado a formalidade e embarcamos no experimentalismo “.

Sem Lei, mas com Alma

Tiomkim e Estevan Silvera se conhecem há três décadas e já produziram muitos curtas que chamaram de projetos “Sem Lei, Mas Com Alma “ – Isto é, produzidos sem verbas oficiais, mas em forma de cooperativa, onde técnicos e atores cedem seus serviços sem se preocupar com a questão financeira ,apenas visando um grande encontro cultural entre amigos. Nos anos 90 criaram “A Teia de Renda Negra”, exibido nos EUA e no Museu de Arte Contemporânea dentro de um projeto do artista plástico Edilson Viriato.

Serviço

Lançamento: Dia 21/09/2018
HORÁRIO: 19 horas
Onde? Detroit Club – Av. Presidente Arthur da Silva Bernardes, 816 – Portão, Curitiba – PR
Entrada franca.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo