Estante Virtual na Bienal do Livro

Se você acha que sebo é lugar onde apenas o passado se encontra, precisa rever seus conceitos. Mais do que um mero comércio de livros, revistas, gibis, discos, CDs, entre tantas outras coisas usadas e antigas, esse espaço vem se modernizando a fim de atrair cada vez mais clientes que procuram por aquele livro raro, que não se encontra em grandes lojas, ou simplesmente não se importam em adquirir algo de segunda mão por um preço mais em conta.

Um exemplo dessa modernidade é o trabalho do carioca André Garcia, que criou o site Estante Virtual, que reúne mais de 1,5 mil sebos de todo o Brasil, dos quais o Paraná conta com 82 sebos e livreiros cadastrados. Garcia conta mais desse ideia.

“Eu estava me preparando para um mestrado e me deparei com a necessidade de ler alguns livros difíceis de encontrar. Resolvi procurá-los em sebos (dos quais, aliás, eu não era cliente habitual, ao contrário do que se poderia imaginar hoje). Foi aí que achei a busca a pé extremamente frustrante; fui em 3 sebos e não encontrei nenhum dos livros. Tive então a idéia de tentar achar algum sebo na internet. Mas, encontrei apenas meia dúzia deles listando os acervos online e com preços elevados. Achei também outros 100 sebos online, mas que não exibiam seus acervos. Aí tive a idéia de criar um site que pudesse juntar os acervos de todos os sebos do Brasil, democratizando o acesso a essa ferramenta incrível que é o comércio eletrônico e ainda facilitando a vida de pessoas que estivessem procurando livros”. O site foi lançado em outubro de 2005 e no próximo mês completa quatro anos.

Para divulgar ainda mais seu trabalho, Garcia trouxe pela primeira vez seu projeto para a Primeira Bienal do Livro de Curitiba. O objetivo, segundo ele, era de transcender o mundo virtual.

“A participação na Bienal de Curitiba marca um momento em que o portal busca levar a notícia da sua existência às pessoas que ainda não são clientes de sebos. Recentemente, lançamos também um programa nacional de troca de livros, que é um serviço oferecido no balcão do sebo – com desdobramentos virtuais (quando o cliente opta pelo vale-compras virtual). A Estante pretende, cada vez mais, integrar, diversificar, expandir: realmente democratizar o acesso à leitura. E estar finalmente presente fisicamente – para além da presença virtual desses quatro anos – é motivo de orgulho para nós. A missão de divulgar a riqueza literária e os preços acessíveis dos sebos da Estante requer que estejamos presentes. Estamos no momento também estudando a participação na Bienal do Rio”, diz.

Ele confessa estar muito animado com a exposição da Estante Virtual na Bienal do Livro de Curitiba. “A expectativa é demonstrar o grande e constante processo de renovação dos sebos. E, além disso, mostrar o quanto as boas idéias podem e devem ter sucesso: e com a Bienal de Curitiba não será diferente”, comenta.

Comparado ao número de sebos cadastrados hoje, o início do portal foi bem mais humilde: 18. Entretanto, segundo Garcia, o projeto deu certo e, em pouco tempo, diversos sebos passaram a se associar.

“Com os excelentes resultados em vendas, os sebos passaram a adotar o site. Além disso, o que contribuiu bastante para o sucesso foi a divulgação boca a boca, que foi realmente rápida e eficaz”, encerra.

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