Os desenhos animados, chamados de animês, e os quadrinhos, conhecidos como mangás, com traços japoneses já conquistaram o mundo e colecionam fãs em diversos países. De 18 a 22 de junho, durante a Expo Imin 100 Londrina, estas expressões que traduzem o universo jovem japonês vão agitar a programação cultural do evento sob a coordenação do grupo londrinense Animezone.
Uma série de atividades, incluindo o cosplay que é a arte de vestir-se de forma idêntica aos personagens de animê, será realizada diariamente das 10h às 22h, nos pavilhões Fernando Santos, Fernando Romão e Horácio Coimbra, no Parque de Exposições Ney Braga. O evento deve atrair, segundo Cássio Sadano, do Animezone, um público com faixa etária entre 7 a 30 anos. ?Já temos uma geração de pais que são fãs e trazem os seus filhos?, comenta.
Estão programadas palestras, workshops de produção de mangá e sessões de exibição de episódios e longa metragens de animês na língua original com legendas em português. Além disso, os visitantes poderão participar de atividades diversas como quizz sobre animê, charadas, passa ou repassa, torneio de card games, campeonato de cosplay feminino e masculino com premiação para os três primeiros lugares torneio de plaquinhas ? em que fãs de animês levam placas onde escrevem frases para se comunicarem entre si quando há muitas pessoas em um evento.
Mangateca
Outro destaque do evento é a apresentação do grupo Animê Daiko, composto por 12 jovens que tocam taiko, um tambor tradicional, e sobem ao palco vestidos como personagens de desenhos japoneses. De quinta à sábado, à noite, bandas que tocam as trilhas dos desenhos animados estarão se apresentando.
Quem quiser passar algumas horas em companhia das histórias em quadrinhos poderá ter acesso à ?mangateca? com um acervo variado de títulos nacionais. Os visitantes também poderão encontrar algumas lojas especializadas em mangás, figurinos dos personagens de animês, além de espadas, camisetas e bandanas.
O grupo Animozone, que está coordenando o evento, surgiu em 2006, com o apoio do Colégio Nobel. Anualmente realizam o evento que leva o nome do grupo e que tem reunido jovens interessados na cultura japonesa.
Programação:
Dia 18
15h às 18h ? Exibição do filme ?Hotaro No Hako? (Túmulo dos Vagalumes)
Longa metragem produzido em 1988 no estúdio japonês Ghibli. Drama que conta a história da Segunda Guerra Mundial no Japão. Idealizado por Isao Takahata. Duração : 93 minutos. ( serão realizadas duas sessões)
Logo após ? Exibição de dois episódios do animê ?Slam Dunk? . Produção japonesa de 1994. Roteirista e desenhista : Takehiko Inoue.
Dia 19
16h ? Curso Mangá Básico ? professora Kawana Kirino Higashi ( Londrina)
18h ? Curso de Mangá Básico ? Estúdio K2 Mangá Pointer (Londrina)
Dia 20
16h ? Mangá avançado – professora Kawana Kirino Higashi ( Londrina)
18h – Mangá avançado – Estúdio K2 Mangá Pointer (Londrina)
18h ? Campeonato de Cosplay ? Inscrições podem ser feitas a partir do dia 18 de junho nos pavilhões onde está sendo realizado o evento.
Dia 21 ( no Pavilhão Horácio Coimbra)
14h ? Palestra ? Editando Manga no Brasil: uma visão de produção? ? com Beth Kodama – da editora Panini de São Paulo ( uma das três principais editoras do gênero no país)
16h e 18h ? Workshop Mangá Básico – Andréa e Andressa Nagao (Londrina)
16h às 18h ? Exibição de dois episódios do animê ? Azumanga Daioh? . Comédia do gênero Shojo que retrata histórias do cotidiano de sala de aula das jovens japonesas. Duração: 30 minutos ( cada episódio)
Exibição de dois episódios do animê ? Samurais Seven? . Versão futurista da obra prima ? Os sete samurais? de Akira Kurozawa
18h ? Palestra ? Cosplay? ? Diego Hattori ( Londrina)
Dia 22 (no Pavilhão Horácio Coimbra)
14h às 16h30 ? Palestra ?Comportamento Otako? – Veridiana Carvalho (Londrina)
15h às 16h30 ? Exibição de animês ? programação não definida ainda