O estado de saúde do arquiteto Oscar Niemeyer, 104, é considerado estável, mas ainda inspira cuidados, segundo boletim médico divulgado hoje pelo Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio.
O arquiteto continua internado na Unidade Intermediária (UI), para onde foi transferido na semana passada por conta de uma piora em sua função renal -o quadro foi normalizado.
Segundo o comunicado, Oscar Niemeyer está lúcido e continua a fisioterapia respiratória e não há previsão de alta.
No último domingo, Gjorup conversou com a imprensa sobre o quadro de saúde do paciente. “Nessa idade, sempre inspira cuidados, mas no evento clínico atual, ele está evoluindo bem. Ele vem em franca recuperação, mas ainda inspira cuidados”, afirmou o médico.
O hospital e a família decidiram conceder uma coletiva de imprensa depois que falsos rumores sobre a morte de Niemeyer começaram a circular em redes sociais nos últimos dias.
Oscar Niemeyer foi internado em 2 de novembro por causa de uma desidratação, mesmo motivo que o levara, no início de outubro, a passar duas semanas no mesmo hospital.
Desta vez, ao ser hospitalizado, ele recebeu uma sonda gástrica, usada para alimentação. Nos dias posteriores, segundo boletim, houve piora das funções renais.