Essências do blues

Jack Bruce, que desde os anos 60 carrega o título de lenda do blues quando estava no cream, lança Shadows in The Air álbum que mostra o cantor e multiinstrumentista cheio de amor e com domínio em diversos estilos, entre eles piatadas de jazz e roque latino. São quinze faixas, sendo nove inéditas e seis novas versões de alguns sucessos da época do Cream como Sunshine of Your Love, White Room, e a música Out into the Fields de sua passagem pelo West, Bruce & Laing.

E como não poderia faltar, Shadows in The Air conta com as participações especiais de Eric Clapton, que canta e toca em Sunshine of Your Love e White Room; Gary Moore e Vernon Reid (ex-Living Colour), o pianista Dr. John e o percussionista cubano Changuito Luis Quintana.

Nas regravações de Sunshine of Your Love e White Room, a conhecida guitarra de Clapton é arrasadora e ganha um destaque, ainda maior, com uma percussão excitante. Out into the Fields é, segundo Jack, uma tradução “muito abstrata” do arranjo original bem mais pesado. This Anger’s a Liar foi composta especialmente para Dr. John e o pianista não desaponta. Ele também toca órgão em Windowless Rooms.

Outro lendário bluesman com disco em lançamento é John Mayall e que também tem traço de união com Eric Clapton, que veio a conhecer logo após formar o The Bluesbreakers. Desta união histórica saiu, em 1966, o primeiro álbum de sucesso do Bluesbreakers que transformou o grupo em uma lenda mundial. “Clapton era exatamente o tipo de músico que sabia do que se tratava o blues. Depois que saiu do Yardbirds fiz uma proposta, que ele aceitou de pronto: a chance de tocar o tipo de música que ele sempre quis tocar”, revelou Mayall.

Agora chega Silver Tones: The Best of John Mayall & The Bluesbreakers com o melhor dos discos Wake Up Call (1997), Blues For The Lost Days (1997) e Spinning Coin (1995) suas gravações pelo selo Silvertone. O disco conta com as participações especiais de Buddy Guy em I Could Cry, Mick Taylor em Not at Home e da cantora Mavis Staples em Wale Up Call e traz ainda, as inéditas Movin Groovin Blues e Fan the Flames.

Silver Tones: The Best of John Mayall & The Bluesbreakers mostra todo o talento de um dos mestres do blues, o eterno líder dos Bluesbreakers – uma banda que fez história – sua habilidade em diversos instrumentos e a supremacia da sua inconfundível voz.

Mas virá mais blues por aí. Jack Bruce pretende lançar ainda outros dois discos, que mostram ritmos latinos. “Shadows in the Air é o primeiro, e eu incluí várias músicas minhas para incentivar as pessoas a ouvi-lo. O segundo terá menos coisas antigas, mas uma com certeza entrará, I Feel Free do Cream. O último disco será só com inéditas”, adianta.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo