O projeto Teatro para o Povo apresenta, neste domingo (30), espetáculos de música e teatro, nos quatro auditórios do Centro Cultural Teatro Guaíra. No auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), a Orquestra Sinfônica do Paraná executa obras compostas por seus integrantes. Serão homenageados Rogério Krieger, Emanuel Martinez, Alceo Bocchino, Carlos Domingues, Marcelo Oliveira e Alexandre Brasolim. Todas as apresentações terão início simultâneo, às 11h e a entrada é grátis.
No auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), será encenada a peça infantil O Fantástico Mistério de Feiurinha, que tem como tema os contos de fadas. No miniauditório (Glauco Flores de Sá Britto), a peça Coração de Gás Néon, voltada ao público adulto, aborda sentimentos de amor e tristeza com um personagem que vive enclausurado voluntariamente. E no palco do Teatro José Maria Santos, a Cia. de Dança Oito Tempos apresenta Amar a Maria.
O concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná terá a regência do maestro Paulo Torres e será dedicado à memória do músico Koiti Watanabe, violinista curitibano, falecido recentemente, e que tinha intensa participação na vida musical paranaense e paulista. Watanabe, constantemente regia a orquestra como convidado. Sua última apresentação foi no concerto dedicado ao compositor Camargo Guarnieri, realizado no início deste mês.
A obras são a Abertura Sinfônica, de Rogério Krieger, que no próximo mês representa o Paraná na XVII Bienal da Música, no Rio de Janeiro. Dele também será apresentado o Allegro Maestoso e Intermezzo. Lembrados também no concerto Emanuel Martinez, com Livre pour les cordes; Alceo Bocchino, com Seresta Suburbana; Carlos Domingues, com Bastidores 2000-2005; Marcelo Oliveira, com Eu, Passarinho, e Alexandre Brasolim, com a composição Abolição da Escravatura (poema sinfônico sobre a Lei Áurea).