A cantora Dalva de Oliveira (1917-1972) é homenageada no espetáculo “Viva Dalva!”, que reestreia em São Paulo no 1ª de setembro e foi criado em 2007 por Fátima Camargo, quando das comemorações dos 90 anos de nascimento da cantora. As informações são da assessoria de imprensa do espetáculo. Estrela de primeira grandeza, a cantora teve presença marcante na cena cultural brasileira nas décadas de 1940, 1950 e 1960, e ainda hoje é considerada uma das mais importantes cantoras do País em todos os tempos. A iniciativa de montagem do espetáculo é do Projeto Contribuinte da Cultura, da Universidade Federal de São Carlos.
“Viva Dalva!” teve estreia em São Carlos, cidade natal de Dalva de Oliveira, em maio daquele ano. Desde então, o espetáculo tem sido apresentado em palcos de todo o Estado de São Paulo, sempre com casas cheias e ótima acolhida pelo público. Recebeu prêmios da Secretaria de Estado da Cultura e dos Correios. E é através desta premiação nacional dos Correios que “Viva Dalva!” retorna a São Paulo para três novas apresentações, que acontecem no Teatro João Caetano nos próximos dias 1º, 7 e 8 de Setembro, sempre com entrada franca.
Viva Dalva! homenageia não apenas Dalva de Oliveira mas também o compositor Herivelto Martins, com quem ela foi casada de 1937 a 1947. A montagem tem no papel de Dalva a intérprete paulistana Vilma Faggioli, e conta com a participação especial do cantor Pery Ribeiro, filho do casal.
Segundo Fátima Camargo, responsável pela concepção e pela direção artística do espetáculo, a participação de Pery Ribeiro “legitima a qualidade artística e conceitual da montagem do espetáculo”.
Têm também participações de destaque no elenco os cantores Júlio Peronti (no papel de Herivelto Martins) e Clayton Almeida (no papel de Nilo Chagas) – Dalva, Herivelto e Nilo formaram com enorme sucesso, por doze anos, o Trio de Ouro.
Os cantores são acompanhados por banda formada por nove músicos, liderados pelo pianista Wagner Muccillo, que assina também toda a direção musical.
Repertório – O repertório de Viva Dalva! é executado buscando fidelidade à delicadeza dos arranjos da época. Não se reduz aos boleros e sambas-canções mais conhecidos, inclui também várias preciosidades, desde a fase inicial da carreira de Dalva, com o Trio de Ouro, até o do final da carreira da cantora. Inclui sucessos absolutos como “Ave Maria no Morro”, “Linda Flor”, “Tudo Acabado”, “Que Será?”, “Bandeira Branca” e “Máscara Negra”.
O fio condutor da narrativa são depoimentos em vídeo sobre Dalva de Oliveira e a cena musical de sua época. Os depoimentos foram concedidos com exclusividade à diretora do espetáculo por Ângela Maria, Cauby Peixoto, Danilo Santos de Miranda, Dóris Monteiro, Max Nunes, Pery Ribeiro, Zé Menezes e Zuza Homem de Mello. As projeções em vídeo, com imagens originais de época, servem também como cenário para o espetáculo. Segundo Fátima Camargo, Viva Dalva! tem como objetivo incentivar o público jovem a ouvir as gravações originais de Dalva de Oliveira.
Viva Dalva!
1º, e 8 de Setembro, 20:30 horas
Teatro João Caetano (438 lugares)
Rua Borges Lagoa 650, Vila Clementino, tels. 5573-3774 e 5549-1744
Ingressos: Entrada franca
Duração: 90 minutos
Indicação etária: livre para todas as idades