O grupo de dança juntamente com o grupo teatral vem com este espetáculo mostrar um pouco da história e cultura deste povo com ênfase na sensualidade e magia da dança cigana, e alguns mistérios que cercam uma das suas mais importantes festas.
O projeto é uma iniciativa que visa unir duas formas de arte: dança e teatro, num só espaço, para aumentar o interesse da população paranaense que pode vislumbrar um espetáculo rico em termos históricos e culturais da cultura do povo cigano.
Uma das apresentações conta com livre adaptação para o palco, da obra Sonhos de uma noite de verão de Willian Shakespeare.
Cultura cigana
Ao contrário do que muitos pensam, o povo cigano sempre foi perseguido e julgado e até mesmo expulso por países do mundo todo, talvez por terem uma cultura diferente, traduzindo um espírito essencialmente nômade e livre dos condicionamentos muita vezes impostos pela sociedade.
Na Moldávia e na Valáquia (atual Romênia), esse povo chegou a ser escravizado por 300 anos. Na Albânia e na Grécia pagavam impostos mais altos. Na Alemanha, crianças ciganas eram tiradas dos pais, com a desculpa de que "iriam estudar"; enquanto a Polônia, a Dinamarca e a Áustria, puniam com severidade quem os acolhesse.
Nos Países Baixos, inúmeros ciganos foram condenados à forca, e seus filhos obrigados a assistir à execução dos pais para que assim "aprendessem a lição de moral".
Os ciganos se casam cedo seguindo acordos firmados entre as famílias, pois são os pais que decidem tudo em relação ao futuro dos filhos. Assim aconteceu com Calandra, cigana de origem egípcia que é prometida desde cedo a Ramon, que segue todas as tradições e costumes de seu povo.
Mas, eis que a noiva acaba se apaixonando por um outro cigano, e decide lutar pelo seu verdadeiro amor, indo até contra as tradições do seu povo. Jael, que tem a origem e proteção do povo da Índia, e vive num acampamento vizinho, retribui ao amor de Calandra. O casal, então, decide fugir para poder viver seu amor..
Lyanca, cigana amiga de Calandra, é apaixonada pelo noivo prometido, Ramon… E sabendo da intenção dos jovens apaixonados, decide contar ao seu amado a fuga para conquistar a confiança dele, esperando ser retribuída com amor.
O espetáculo acontece nesta segunda-feira, no Sesc da Esquina, que fica na Rua Visconde do Rio Branco, 969. Os ingresso custa apenas 8 reais. Estudantes e comerciários pagam 4 reais.