Nas aulas de dança samkya
as alunas têm momento só delas
.

Curitiba foi a capital eleitapara sediar o primeiro espetáculo internacional da dança samkya no Brasil, com o espetáculo Florescer, que acontece na quarta-feira (21/09), às 20h, no Teatro Fernanda Montenegro, no Shopping Novo Batel.

continua após a publicidade

A samkya é uma fusão de técnicas das danças indiana, árabe e egípcia, danças ancentrais e modernas, e possibilita um espetáculo de extremo bom gosto e elevado apelo estético, onde a beleza e a criatividade da mulher estão voltadas para a celebração da alegria e da dádiva de viver. Criada há mais de dez anos pela bailarina, fisioterapeuta e estudiosa das culturas orientais Juliana Berganholi, na reserva ecológica Cóndor Blanco, no Sul do Chile, a samkya veio suprir a necessidade de oferecer um instrumento mais adequado à mulher moderna, visando seu bem-estar permanente e o seu desenvolvimento de uma maneira harmoniosa e lúdica. Unindo a concentração e o silêncio mental da dança indiana, o resgate da sensualidade proporcionado pela dança árabe, com a interiorização de sentimentos da dança egípcia, Juliana desenvolveu uma nova forma de expressão para possibilitar às mulheres ocidentais o resgate da feminilidade, da auto-estima e o encontro da paz interior, sempre deixados em segundo plano em virtude do corre-corre diário. A incrível capacidade de mobilizar ao mesmo tempo a fortaleza, a beleza e a sensibilidade da mulher, fez com que a dança samkya ganhasse adeptas no mundo todo, principalmente na Europa, nos EUA, Austrália e boa parte dos países latino-americanos.

O espetáculo Florescer leva a assinatura da professora Silvia Sarah Yurami, criadora da samkya samba, que significa a união da modalidade com ritmos brasileiros, lançada com sucesso no Congresso Mundial de Samkya, na Colômbia, em 2004.

Participarão do evento a paulista Andréa Prior, uma das únicas bailarinas do Brasil a dominar o kathak (dança caracterizada pelas batidas dos pés) e o odissi (identificada pela movimentação das mãos e dos olhos); a bailarina catarinense Juliana Stringhini Borani, que apresentará uma versão do samkya lounge, com a utilização de fitas e o embalo de música contemporânea, e Silvia Sarah Yurami com elenco composto por 35 bailarinas.

A dança como estilo de vida

continua após a publicidade

Silvia Sarah Yurami ministra aulas e cursos de dança samkya, com o grande diferencial de permitir às alunas um momento só delas, onde as pressões profissionais e o estresse são deixados de lado. ?As aulas são focadas em quatro áreas da vida da mulher, a prosperidade, a felicidade, a cultura e a liberdade. Elas trazem benefícios corporais, emocionais e mentais, em um espaço lúdico, em que a mulher pode voltar a ser mulher, relaxando e resgatando a feminilidade e a sensualidade esquecidas no dia-a-dia?, explica.

Os cursos são realizados em dois módulos, sendo que o primeiro tem a duração de quatro meses e início de nova turma previsto para o final de outubro, nos dias 29 e 30. As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h30 às 21h, ou às terças e quintas-feiras, das 10h às 11h30. O segundo módulo é específico para a formação de novas professoras e será ministrado em novembro, em São Paulo. Informações sobre o curso e ingressos para o espetáculo Florescer podem ser adquiridos pelos telefones: (41) 3232-3999 ou (41) 9633-7473.

Serviço

continua após a publicidade

Espetáculo Florescer; Data: 21/09 quarta-feira; Horário: às 20h; Local: Teatro Fernanda Montenegro Rua Cel. Dulcídio 517 Shopping Novo Batel; Ingressos e informações: (41) 3232-3999 / 9633-7473.