Espetáculo homenageia nove figuras femininas das artes

A Companhia Fragmento de Dança foi buscar na vida de nove grandes mulheres inspiração para seu novo espetáculo, “Corpos Frágeis”, que estreia hoje, na Galeria Olido, no centro de São Paulo. As homenageadas são Frida Kahlo, Billie Holliday, Maria Callas, Jacqueline Dupré, Virginia Woolf, Katherine Mansfield, Judy Garland, Madame Curie e Simone Weil. No palco, os bailarinos representam a fragilidade e a força dessas mulheres.

O conceito do espetáculo nasceu do contato da coreógrafa Vanessa Macedo, 33 anos, com o livro “Corpos Frágeis – Mulheres Poderosas”, de Maria Martoccia e Javiera Gutièrrez, que apresenta mini biografias das nove artistas. “Elas têm em comum a vida conturbada. Frida sofreu um grave acidente, Billie tinha problema com drogas e Virginia se suicidou. Todas fizeram do sofrimento uma espécie de fortaleza”, diz.

Em cena, cinco mulheres e três homens. Vanessa explica que a opção por incluir dançarinos foi uma forma de diluir o gênero na peça. “Nossa proposta é trabalhar com o universo feminino, e não com o gênero em si”.

Durante a apresentação, a ação se divide em campos. Os bailarinos se movem individualmente, e também se envolvem em duos e trechos em grupo. Há momentos de interação e outros em que o olhar do espectador é convidado a acompanhar movimentos pulverizados. O acender e o apagar de uma vela marca o início e o fim da peça. Outros objetos, como as contas de pérolas e cadeiras também se unem aos bailarinos. O paradoxo entre fragilidade e força norteia o espetáculo do ponto de vista estético. As informações são do Jornal da Tarde.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna