O espetáculo Amor e loucura -encenado pelo grupo de teatro Anticorpus, formado por funcionários do Hospital de Clínicas (HC), da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – volta a entrar em cartaz, neste final de semana, em Curitiba. A peça, que estreou na última edição do Festival de Curitiba, será apresentada no Teatro da Reitoria.

continua após a publicidade

Adaptação livre para teatro (feita pelo diretor Renildo Meurer) de um texto homônimo do poeta chileno Pablo Neruda, o espetáculo fala sobre sentimentos. “Na história, o bom senso tira férias e a loucura promove um teste entre todos os outros sentimentos, como o amor e o ódio, para saber quem irá assumir o lugar”, conta Renildo.

Cada sentimento é interpretado por um ator. No total, são treze pessoas em cena, entre elas dois pacientes e uma esposa de paciente do HC, que realizam participações especiais.

O grupo de teatro não tem fins lucrativos. Em suas apresentações, são arrecadados alimentos a serem revertidos em prol do HC. “Nossos objetivos são artísticos e de difundir o hospital na comunidade”.

continua após a publicidade

O Anticorpus surgiu em 2003. No início, realizava apenas espetáculos internos no HC. Posteriormente, começou a ser convidado para se apresentar em outros hospitais e instituições. No ano passado, participou dos festivais de Pinhais e Piraquara.

Este ano, além do Festival de Curitiba, participou dos festivais de Colombo e de Inverno da UFPR, que acontece em Antonina, no litoral do estado. Os últimos espetáculos encenados pelo grupo foram Lá vem dona Norma, O secretário perfeito e Os esquecidos.

continua após a publicidade

Serviço

Peça Amor e loucura. Sábado, às 20h, e domingo, às 19h, no Teatro da Reitoria da UFPR (Rua XV de Novembro, 1299 – Centro). Ingresso: um quilo de alimento não perecível (menos farinha e sal) em prol do HC. Censura livre.