O Teatro da Caixa estará apresentando neste próximo final de semana, dias 15, 16 e 17 de setembro, o espetáculo solo de dança contemporânea "Água Viva", com o coreógrafo e dançarino mineiro Marcelo Gabriel.
"Água Viva" é uma pesquisa sobre as interfases entre as múltiplas linguagens: teatro, artes plásticas, dança e vídeo. No espetáculo, um pajé/xamã tecnológico dá início ao ritual onde, por meio de gestos simples, desenterra e desnuda a essência esquecida de cada indivíduo e a sua própria, perdidas que estão no caos e na impessoalidade das grandes cidades.
De acordo com Marcelo Gabriel, trata-se da reinvenção deste corpo ancestral num espaço urbano midiático contemporâneo. Através da sensibilização deste corpo "oficial" experimentamos a revelação de uma realidade mais rica e conseqüente, baseada no diálogo com nossa essência natural.
A grande questão abordada em "Água Viva" é como a nossa herança ancestral anímica dialoga com a nossa construção cartesiana atual. É uma reflexão a respeito da trivialização das questões humanas mais básicas como o amor, liberdade de ação, pensamento e autonomia individual, as quais tomam forma por meio de uma linha de raciocínio fundamentada no comodismo uniformizante que despreza as diferenças e pontos de vistas dissonantes.
"Água Viva" também é uma homenagem aos livres pensadores que seguem uma linha emancipatória do status quo, os quais vão de Nietzsche, Foucault a Milton Santos, por exemplo.
O objetivo do trabalho é aproximar as pessoas, dialogar além do idioma, além das palavras, tentar algo que ainda não conhecemos, respirar juntos talvez, redescobrir que somos absolutamente inacreditavelmente humanos.
Marcelo Gabriel tem mais de 15 espetáculos no currículo, entre os quais se destacam "O Estábulo de luxo", de 1995, que ganhou o prêmio APCA na categoria de concepção cênica; e "O Nervo da flor de aço", de 1996, também ganhador do APCA nas categorias de criação e interpretação.
Serviço:
Espetáculo de dança "Água Viva". Teatro da Caixa, de 15 a 17 de setembro. Sexta e sábado às 21 horas e domingo às 19 horas. Ingressos a R$ 10,00 e R$ 5,00 (clientes, idosos e estudantes), à venda no Teatro da Caixa (rua Conselheiro Laurindo, 280). Informações 2118-5111.