Uma das precursoras da arte moderna no Brasil, a pintora, desenhista e professora Anita Malfatti (1889 – 1964) ganha vida em espetáculo que leva seu nome e será apresentado nos dias 29 e 30 de novembro e 01 e 02 de dezembro, durante a 33ª. Mostra de Teatro da Cena Hum Academia de Artes Cênicas.
Com direção de Simone Hidalgo, “Anita” apresenta ao público diversos momentos marcantes da vida da artista. Entre eles, sua primeira exposição individual, realizada em 1917; a crítica feita por Monteiro Lobato; a participação na Semana de Arte Moderna, em 1922; o grupo dos cinco; e sua paixão não correspondida pelo escritor Mário de Andrade (1893 – 1945).
O espetáculo começa com a leitura de uma carta que Anita escreveu a Mário dez anos após a morte do escritor. O texto foi publicado em um jornal diário. Outras cartas – trocadas com Mário e Tarsila do Amaral – também são responsáveis por momentos marcantes da encenação.
“No processo de pesquisa para montagem do espetáculo, lancei a meus alunos a ideia de falarmos sobre a Semana de Arte Moderna. Começamos a estudar sobre algumas pessoas que participaram do movimento e descobrimos a importância de Anita”, comenta Simone.
“Anita” é encenada por alunos do curso de Formação de Atores (em fase de profissionalização) da Cena Hum. São oito atores e cinco atrizes. Cada uma delas, em algum momento do espetáculo, dá vida a Anita Malfatti. A peça tem cerca de 55 minutos de duração.
Serviço:
Espetáculo “Anita”.
Data: 29 e 30 de novembro, às 19 horas / 01 e 02 de dezembro, às 21 horas.
Local: Teatro Cena Hum (R. Senador Xavier da Silva, 166).
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) – A bilheteria abre meia hora antes de cada espetáculo.
Mais informações: (41) 3333-0975 e www.cenahum.com.br.